11/07/2010 08h55 - Atualizado em 05/05/2016 12h06

Festival de braçadas na final das Olimpíadas Escolares e nos Jogos dos Servidores

A natação reuniu atletas e servidores estaduais para a disputa das Olimpíadas Escolares e dos Jogos dos Servidores, neste sábado (10), na piscina do SEST/SENAT, em Cariacica. As provas definiram os classificados para a edição nacional das Olimpíadas, além de premiarem os servidores campeões do Estado. Entre promessas da natação, nadadores profissionais e atletas amadores, as competições, realizadas pela Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Sesport), contaram com a presença de um bom público, mesmo com o tempo instável.

Em ambas competições estava em jogo o título de melhor de sua categoria. Nas Olimpíadas Escolares, em jogo estavam 16 vagas destinadas a atletas das categorias Infantil e Juvenil para disputar a edição nacional da competição, realizada nas cidades de Fortaleza (Infantil) e Goiânia(Juvenil), nos meses de setembro e dezembro. Somente os 12 primeiros colocados de cada prova garantiram a vaga. As quatro vagas serão decididas pela Comissão da Federação Aquática Capixaba (FAC), nesta segunda-feira (12).

Apontada como principal promessa da natação capixaba, Carol Bilich (Colégio São Domingos) confirmou seu favoritismo e garantiu sua passagem para os jogos nacionais. Depois de acordar às 5 horas da manhã para treinar, a nadadora venceu os 100 metros borboletas, categoria Juvenil, sem maiores problemas, com o tempo de 1m14s87. Ela, também, foi primeira colocada nos 400 metros livres (5m02s91), abrindo vaga para a segunda colocada, Gleidiane Silveira (5m51s10).

Na edição de 2009 das Olimpíadas Escolares, quando foi eleita a melhor atleta de sua categoria por vencer as cinco provas que disputou, estabelecendo recorde em todas categorias, a atleta se destacou e recebeu prêmio do Comitê Olímpico Brasileiro (COB). Nesse ano, Carol Bilich espera muito mais dificuldades. Agora disputando na categoria Juvenil e com atletas mais preparados, ela deixa bem claro seus objetivos.

“Esse ano vai ser mais difícil, porque vou competir com meninas até dois anos mais velhas que eu. Mas espero pelo menos umas medalhinhas e, também, diminuir meus tempos, o que é o meu principal objetivo,” revelou Carol.

No masculino, o destaque foi Bruno Sobral (Colégio Americano Batista), de 14 anos. Em uma das provas mais disputadas do dia, ele venceu os 100 metros livres, na categoria Infantil, com o tempo de 58s31. Com a vitória, Bruno vai disputar sua terceira edição nacional das Olimpíadas Escolares. Ainda ofegante, após nadar a prova, ele afirmou querer estar entre os melhores em 2010.

“Como disputei essa competição duas vezes, já esperava conseguir essa vaga. Ano passado, fiquei em quarto lugar e este ano quero estar no pódio”, disse bruno, que também venceu os 100 metros borboleta.

Jogos dos Servidores

Esse ano a modalidade natação nos Jogos dos Servidores contou com cerca de 40 atletas de 13 órgãos do Estado. No entanto, a velha rivalidade esportiva entre Policiais e Bombeiros chamou atenção de quem compareceu à piscina do SEST/SENAT. Em todas as provas, as torcidas vibravam com as vitórias de suas equipes.

O ponto alto dessa rivalidade ficou para a última prova dos Jogos dos Servidores: o revezamento 4x100 masculino. Com uma disputa equilibrada do começo ao fim, coube ao soldado Bruno Ferreira fechar a competição e dar a vitória à PM, em uma prova decidida, apenas, na batida de mão final.

A competição entre os servidores do Estado contou, também, com uma presença ilustre. Maria da Penha Cruz, a Pepenha, retornou às piscinas nesse sábado, representando o Corpo de Bombeiros. Após se sagrar bicampeã brasileira nas maratonas aquáticas, Pepenha retornou em grande estilo ao seu primeiro esporte. Em Cariacica, ela conquistou três medalhas de ouro, nos 50 e 100 metros estilo livre e no revezamento 4x100, em que ela levou sua equipe a mais uma conquista.

A agora soldado Pepenha planeja novas braçadas. Em agosto, ela participa do Campeonato Brasileiro de Políciais e Bombeiros, em Manaus. Após a sua primeira vitória do dia, ela não escondeu a alegria de estar de volta ao mundo da natação.

“Faz duas semanas que voltei a treinar, por causa dos meus compromissos com os Bombeiros. Estou muito feliz de estar aqui, porque gosto muito desse ambiente das competições. Além disso, é bom rever meus amigos e a garotada que está começando agora, mas que eu pude acompanhar quando estava nas piscinas”.

Confira os classificados para as Olimpíadas Escolares Brasileiras

100 metros Livre Feminino Infantil: Júlia Andrade – ESVDP
100 metros Livre Masculino Infantil: Bruno Sobral – CABV
100 metros Livre Feminino Juvenil: Gabriela Rocha – CSJC
100 metros Livre Masculino Juvenil: Yago Bremenkamp – EDVU
100 metros Peito Feminino Infantil: Rafaeli Coutinho – EEEFM/COC
100 metros Peito Masculino Infantil: Roger Costa - EALC
100 metros Peito Feminino Juvenil: Larissa Villachi – CMNSP
100 metros Peito Masculino Juvenil: Lucas Sathler - CNN
100 metros Costas Feminino Infantil: Luiza Toscano – COCVV
100 metros Costas Masculino Infantil: Marcelino Camata – SCE
100 metros Costas Feminino Juvenil: Juliana Santos – COCVV
100 metros Costa Masculino Juvenil: Matheus Tourinho – CELDV
100 metros Borboleta Feminino Infantil: Mariana Vilchez – CEA
100 metros Borboleta Masculino Infantil: David Theodoro – CAML
100 metros Borboleta Feminino Juvenil: Carolina Bilich – CSD
100 metros Borboleta Masculino Juvenil: Michel Oliveira – CPT
400 metros Livre Feminino Infantil: Luiza Zanellato - EMEFOC
400 metros Livre Masculino Infanti: Ethore Xible - CATE
400 metros Livre Feminino Juvenil: Gleidiane Silveira - SCG
400 metros Livre Masculino Juvenil: Vagner Vieira - EEEMPAR
200 metros Medley Feminino Infantil: Larissa Moura - EJPB
200 metros Medley Masculino Infantil: Lucas Cerqueira – CNN
200 metros Medley Feminino Juvenil: Rayana Flores - SCG
200 metros Medley Masculino Juvenil: Gabriel Grampinha - EMEFSD

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesport
Júnior Costa
(27) 9901-9914
(27) 3235-7192
assessoria.sesport@gmail.com
Texto: Sérgio Rangel
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard