23/04/2009 14h25 - Atualizado em 05/05/2016 11h41

Evento abre a etapa regional das Olimpíadas Escolares do Espírito Santo

A abertura da fase regional das Olimpíadas Escolares (OES) 2009, torneio organizado pela Secretaria de Estado de Esportes e Lazer (Sesport) que envolve escolas públicas e particulares de todo o Estado em competições esportivas, foi realizada nesta quarta-feira (22). O evento ocorreu no Ginásio Poliesportivo Municipal, localizado no Bairro São José, em Baixo Guandu, com a presença do secretário de Estado de Esportes e Lazer, Luciano Rezende.

Os jogos foram declarados abertos pelo secretário da Sesport, Luciano Rezende. A cerimônia contou ainda com uma apresentação de “street dance”. “Só existe um momento em que todos os cidadãos podem praticar esportes. Este momento é na escola. Todos os países desenvolvidos no esporte têm a sua base no desporto escolar. Nós estamos dando às Olimpíadas Escolares do Espírito Santo o tratamento digno que ela merece”, disse Luciano Rezende.

“Antes, os pais tinham uma resistência em deixar as crianças participarem das OES e viajarem. Só de a gente sediar os jogos, essa realidade já mudou. Hoje, muitos deles estão aqui e encantados”, avalia a árbitra assistente da Fifa, Katiuscia Mendonça.

“Praticar esporte é muito bom. Se não treinasse, ficaria em casa fazendo nada. Espero que nosso time seja campeão”, torce Mateus da Silva, de 13 anos, estudante da Escola Municipal João XXIII, do município sede.

Baixo Guandu é o município sede da Região IX. Ao mesmo tempo, foram abertos os jogos em Águia Branca, sede da Região VII. Nas duas cidades, os jogos começaram nesta quarta-feira (22) e vão até dia 26.

Depois da etapa regional, haverá as finais sul e norte e finais estaduais. Os campeões municipais das OES disputam entre si uma vaga para as finais Norte e Sul. Nesta fase, os vencedores regionais se encontram em mais uma etapa eliminatória antes das finais estaduais. Depois, os campeões estaduais de cada modalidade representam o Espírito Santo na etapa nacional.

Olimpíadas Escolares

As Olimpíadas Escolares do Espírito Santo são uma realização da Secretaria de Estado de Esportes e Lazer (Sesport). O campeonato envolve instituições públicas municipais, estaduais, federais e particulares de todos os municípios capixabas em disputas de basquetebol, futsal, handebol, voleibol, atletismo, judô, natação, tênis de mesa e xadrez.

As OES foram criadas a fim de aumentar a participação das escolas do Estado em atividades esportivas e promover a mobilização da juventude estudantil capixaba em torno do esporte e lazer. Outros objetivos são o de possibilitar a identificação de talentos esportivos nas escolas, contribuir para o desenvolvimento social do aluno e oferecer acesso à prática do esporte escolar aos estudantes.

Os estudantes são divididos nas categorias masculino e feminino e em duas faixas etárias: a infantil, composta por alunos de 12 a 14 anos; e a juvenil, de 15 a 17 anos.

A etapa nacional da categoria infantil será em Poços de Caldas, Minas Gerais, do dia 10 a 20 de setembro; e juvenil, em Maringá e Londrina, no Paraná, de 05 a 15 de novembro.

Assessoria de Comunicação/Sesport
Filipe Calmon