08/10/2009 14h24 - Atualizado em 05/05/2016 11h46

Estrelas do bodyboarding mundial competem na Barra do Jucu neste final de semana

A 3ª etapa do circuito brasileiro de bodyboarding reunirá algumas das principais estrelas do circuito mundial. Os capixabas Neymara Carvalho, Mayla Venturim e Lucas Nogueira buscarão as melhores ondas juntamente com bodyboarders amadores e juniores. A Secretaria de Estado de Esportes e Lazer (Sesport) apoia o evento que começa às 7h30 desta sexta-feira (09), e vai até domingo (11) na Barra do Jucu, em Vila Velha. A competição distribuirá R$ 20mil em prêmios, além de 1000 pontos no ranking nacional.

Esta será a terceira etapa do circuito brasileiro antes da competição final, em Rio das Ostras (RJ), no mês de novembro. Portanto, esta é a última chance dos atletas que sonham com o título da temporada chegarem com chances na última etapa. O catarinense Luis Villar, após as duas primeiras etapas, é o líder da categoria Super Top. Leonardo Costa, que está em terceiro lugar, é o melhor capixaba na classificação do brasileiro.

A tetracampeã mundial Neymara Carvalho e a vice-campeã mundial de 2007 Mayla Venturim são as representantes do Estado na categoria feminina Pro/AM, onde profissionais e amadoras competem pela premiação de 1,8 mil reais para a campeã. Além delas, está na disputa a carioca Jessica Becker, atual campeã da Etapa Mundial realizada em Búzios (RJ), no último fim de semana.

No masculino, o catarinense Eder Luciano, vencedor da mesma etapa que Jéssica, está confirmado para o evento. Mas, no caminho até o título da etapa nacional, ele encontrará os capixabas, que competem em casa.

“A Barra do Jucu é o local de muitas competições estaduais e nós, capixabas, temos alguma vantagem por conhecermos bem as condições do local para o bodyboard. Além disso, é uma grande motivação competir em casa”, explica Lucas Nogueira, quarto lugar no circuito nacional e vencedor de duas etapas do circuito mundial 2009.

A principal categoria do masculino, a Super Top (primeira divisão), é uma inovação do circuito 2009. Fazem parte desta categoria os 16 melhores atletas profissionais da última temporada. Ao final deste ano, pela primeira vez, haverá o rebaixamento de atletas para a divisão Pro/Am, que mistura profissionais e amadores. Por sua vez, esta categoria, classificará os quatro melhores para ocupar as vagas deixadas no Super Top. A nova fórmula pretende deixar o campeonato mais disputado e emocionante.

“A Super Top contará com a participação de algumas feras do cenário mundial. Nomes como o do capixaba Lucas Nogueira e o do vencedor da última etapa do mundial, Eder Luciano, além de vários outros competidores de nível internacional, aumentam a importância deste campeonato”, afirma Marcelo Miranda, vice-presidente da Federação de Bodyboarding do Estado do Espírito Santo (FEBBEES) e organizador do evento.

Também haverá competições para as categorias amadoras masculino e feminino – sem limite de idade – e júnior masculino – onde competem atletas nascidos a partir do ano de 1993.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesport
Filipe Calmon
(27) 3314.3526/ 9901.9914
assessoria.sesport@gmail.com
Texto: Bruno Almeida
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard