15/06/2009 09h14 - Atualizado em 05/05/2016 11h42

Estádio Estadual Kleber Andrade a um passo da publicação do edital

Às 13h30 desta segunda-feira (15), o secretário estadual de Esportes e Lazer, Luciano Rezende, receberá de volta do prefeito de Cariacica, Helder Salomão, o projeto de construção do novo Estádio Estadual Kleber Andrade. Protocolado na prefeitura há pouco mais de um mês, para apreciação e análise, o projeto será remetido ao Instituto de Obras Públicas do Espírito Santo (Iopes) para os ajustes finais e publicação do edital de licitação para o início das obras. O encontro será no gabinete do prefeito.

“Este é o último passo antes da publicação do edital de licitação. Vamos fazer todo o esforço necessário para que o sonho dos capixabas de ter este estádio seja realizado. A expectativa é de publicar o edital nas próximas semanas e de iniciar as obras no segundo semestre”, explica Luciano Rezende.

“A construção do novo Estádio Estadual Kleber Andrade tem previsão para terminar em 2013, habilitando o Estado a receber eventos internacionais, inclusive de futebol. Poderemos receber jogos da Copa das Confederações, que serão realizadas aqui no Brasil em 2013, amistosos de seleções nacionais que estiverem se preparando para a Copa do Mundo de 2014, além de atender ao futebol capixaba”, exemplifica Luciano.

Kleber Andrade

O novo Estádio Estadual terá, ao final das obras, capacidade para 40 mil espectadores. Ao seu redor haverá quadras poliesportivas e, no interior, palco, concha acústica, camarins, espaços para museus e exposições, além de cantinas, banheiros e vestiários modernos.

Segundo a arquiteta Sheila Basílio, responsável pelo projeto, a acessibilidade e visibilidade são as questões centrais em um estádio de futebol. “É preciso espaço para acolher com segurança e conforto a multidão” afirma.

“É um estádio verde, projetado dentro do conceito de sustentabilidade, onde o entorno, montanhas e vazios favorecem uma transparência visual em harmonia com a topografia”, explica.

O estádio será um centro de convivência social. Haverá quadras e equipamentos esportivos, vestiários e cantinas próprias com acesso independente do estádio.

Seus usos são múltiplos: esportes, educação, cultura (museus e salas de exposição), atividades recreativas e sociais, seguindo o exemplo de todos os novos estádios do mundo, além de permitir a apresentação de shows com amplo palco dotado de concha acústica e camarins.

Filipe Calmon
(27) 3314.3526/ 9901.9914