20/04/2012 15h11 - Atualizado em 05/05/2016 12h21

Estação Conhecimento Serra promove torneio de Atletismo

Neste sábado (21), das 9h às 16h, a Estação Conhecimento Serra vai promover o I Torneio de Atletismo, evento que reunirá mais de 350 jovens de diferentes municípios do Espírito Santo, praticantes da modalidade. Ao todo, nove equipes participarão do evento, que está divido em cinco categorias voltadas a jovens com idades entre 11 e 19 anos. Oitenta e dois atletas da Estação Conhecimento Serra irão participar da competição, que promete aquecer a prática do esporte no Estado.

Salto em distância, corrida de revezamento, arremesso de peso e corrida com barreiras são algumas das modalidades em foco no evento deste sábado. A competição contará ainda com a participação de mais de 15 atletas paraolímpicos capixabas.

Para o secretário de Estado de Esportes e Lazer Vandinho Leite, a competição é de suma importância, pois valoriza e fortalece uma das modalidades mais tradicionais do Espírito Santo que é o atletismo.

"Essa é uma competição que vai reunir atletas de diversas idades e que são a nova safra do atletismo do Estado. E uma prova como essa ganha ainda mais em importância porque oferece oportunidades para que esses jovens estejam envolvidos em atividades esportivas e que vão gerar a integração entre eles", disse Vandinho.

É importante lembrar que a pista de atletismo da Estação Conhecimento Serra receberá provas dos Jogos Abertos Brasileiros (Jabs), que será realizado no Estado entre os dias 23 a 30 de maio. A competição reúne anualmente 10 estados: Espírito Santo, Goiás, Tocantins, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo.

Estação Conhecimento Serra

Fundada no final de 2010, no bairro Cidade Continental, em Serra, a Estação Conhecimento é um dos projetos estruturantes desenvolvidos pela Fundação Vale. A iniciativa, que beneficia 700 jovens moradores do município de Serra, é viabilizada por meio de parcerias locais com o poder público e a comunidade e tem como proposta se consolidar como um centro de excelência regional de boas práticas, com foco no desenvolvimento das pessoas e respeito às vocações produtivas locais. No Espírito Santo, o projeto é desenvolvido em parceira com a Vale e a Prefeitura Municipal de Serra, cidade onde está instalada.

Além dos equipamentos esportivos (pista de atletismo com oito raias, campo de futebol, piscinas semiolímpica e de aquecimento), a área de 40 mil metros quadrados também conta com um edifício educacional e outro profissionalizante. Para participar da iniciativa, os jovens que hoje integram o projeto passaram por seletivas no início do ano passado, que avaliaram suas habilidades para o desenvolvimento de atividades esportivas, como nas modalidades de natação, atletismo e futebol. Hoje, durante as atividades diárias, os jovens são acompanhados de perto pelos professores de esportes, grupo formado por profissionais especializados em cada uma das modalidades ofertadas pelo projeto: natação, atletismo e futebol.

Recentemente, a Estação Conhecimento Serra foi selecionada pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) para compor o Guia de Locais de Treinamentos dos pré-jogos das Olimpíadas de 2016, que será apresentado em Londres, no segundo semestre deste ano.
Formação integral

Além das aulas teóricas e práticas nas modalidades esportivas em que estão matriculados, os alunos da Estação Conhecimento Serra participam do programa “Convivência e Cidadania”, que aborda questões como comportamento, drogas, cidadania e vínculos sociais. O programa inclui também aulas de informática e incentivo à leitura, inglês, reforço escolar e arte-educação, com disponibilidade de uma biblioteca para pesquisas escolares. Ainda como parte do projeto, os participantes com idade acima de 14 anos também terão aulas de preparação para o mercado de trabalho.

Os alunos matriculados na Estação Conhecimento Serra têm, ao todo, quatro horas diárias de atividades, de segunda a sexta-feira, sempre no turno oposto ao da escola. Aos sábados, pela manhã, acontecem também os treinos em equipe.

Marta Moreira
Assessora de Imprensa Vale - ES