13/11/2011 15h27 - Atualizado em 05/05/2016 12h15

Esportes e inclusão social: governador entrega ginásio poliesportivo em Santa Teresa

Handebol, futsal, basquetebol, voleibol e ginástica rítmica se tornarão práticas do dia a dia dos moradores de Santo Antônio do Canaã, distrito de Santa Teresa. Na tarde deste sábado (12), o Governo do Estado entregou à comunidade o ginásio poliesportivo Adimar da Motta Pimentel, fruto de convênio entre o Executivo Estadual, por meio da Secretaria de Estado de Esportes e Lazer (Sesport), do Governo Federal e prefeitura municipal. O investimento total da obra foi de R$ 945.186,18, sendo que R$ 400.000,00 foram repassados pela Sesport.

O "apito inicial" de inauguração do ginásio foi dado pelo governador Renato Casagrande, pelo secretário de Estado de Esportes e Lazer, Vandinho Leite, e pelo prefeito municipal Gilson Amaro. Acompanharam a solenidade o vice-governador Givaldo Vieira, deputados estaduais, vereadores, secretários municipais e centenas de moradores. Durante a abertura do evento, jovens alunas da modalidade ginástica rítmica do projeto Campeões de Futuro, que atende 100 meninas no município, se apresentaram para o público.

A estrutura do ginásio poliesportivo conta com cobertura, 16 refletores, vestiários, um palco e instalações diversas que permitem a prática de várias modalidades esportivas a qualquer hora do dia, protegendo da chuva e do sol. Em seu discurso, o governador Renato Casagrande destacou ações e obras que o Governo realiza com o objetivo claro de transformar o esporte em uma política de inclusão social no Espírito Santo e também anunciou que os jovens de Santa Teresa contarão com uma nova modalidade do Campeões de Futuro.

"As atividades que serão realizadas neste ginásio vão poder integrar a sociedade, que terá a oportunidade de conservar e preservar a saúde e, sobretudo, os moradores se sentirão inseridos socialmente. O Governo já coloca em prática projetos como o Esporte Pela Paz, o Campo Bom de Bola e o Campeões de Futuro, que, em breve, vai oferecer mais 100 vagas na modalidade voleibol no município. Esta gestão quer tornar o esporte um instrumento de inclusão social e cada vez mais presente na vida dos capixabas", frisou o governador.

Renato Casagrande ainda lembrou que Santa Teresa tem boas referências no esporte que podem se tornar espelhos para novos atletas que surgirão. "É extremamente prazeroso inaugurar esta importante obra em um local onde as pessoas gostam de esporte, onde já se projetaram nacionalmente e internacionalmente atletas de alto nível, como os irmãos jogadores de basquete Sandro e Anderson Varejão e o craque Sávio. Com o apoio dos projetos do Governo, tenho certeza que aparecerão futuros campeões, principalmente, em cidadania", concluiu.

O secretário de Estado de Esportes e Lazer, Vandinho Leite, explicou que o ginásio se tornará, além de celeiro de atletas, um ambiente de convivência familiar no distrito. "A partir de agora, as atividades esportivas e da comunidade serão realizadas aqui. Este novo empreendimento esportivo será um espaço de inclusão social permanente, onde os moradores realizarão também festas, casamentos, aniversários, contribuindo para a integração social. O local será importante ainda para que os 300 alunos, que logo serão 400, do Campeões de Futuro possam praticar as modalidades", afirmou.

Agradecimento

Após a apresentação de ginástica rítmica, a aluna Beatriz Hoffmann agradeceu, em nome de todas as beneficiadas pelo Campeões de Futuro, o apoio do Governo. "O projeto é de suma importância para nós, alunos, que buscamos melhorar técnica, desenvoltura, mas, principalmente, nos tornarmos cidadãos. Aprendemos a importância da igualdade e respeito ao próximo, o que contribui para a cidadania", disse.

O projeto Campeões de Futuro tem atuação nos 78 municípios capixabas. Em Santa Teresa, passará a atender 400 crianças e adolescentes.

Assessoria de Comunicação da Vice-governadoria
Gabriela Galvão