07/08/2013 07h10 - Atualizado em 05/05/2016 13h29

“Esporte também é cidadania” chega a mais três núcleos do Esporte Pela Paz

A Secretaria de Estado de Esportes e Lazer (Sesport) entregará mais livros do projeto pedagógico “Esporte também é cidadania”, nesta quarta (07), quinta (08) e sexta-feira (09). Três núcleos do Esporte Pela Paz receberão o material que aborda temas como esporte, crack, bullying e cidadania. Cerca de 400 crianças e adolescentes serão beneficiados.

O evento de quarta-feira (07) será realizado, às 10 horas, no núcleo de Serviço e Engajamento Comunitário – Secri, no bairro São Benedito, em Vitória. O núcleo de futsal conta com 80 alunos. Já na quinta-feira (08), 200 alunos do núcleo de futebol de campo da EEEM Mário Gurgel, do bairro Jabaeté, em Vila Velha, também serão beneficiados com os livros do projeto pedagógico, a partir das 19 horas.
E para finalizar a semana, os alunos do núcleo Fundação Batista Praia do Canto, no bairro São Pedro III, recebem às 15 horas de sexta-feira (09) os materiais do projeto. Este núcleo beneficia com a prática do vôlei 100 alunos da comunidade.

A ação faz parte do Esporte Pela Paz, que está inserido no programa Estado Presente Em Defesa da Vida, do Governo do Estado.

Esporte também é cidadania

O projeto pedagógico “Esporte também é Cidadania” tem por finalidade promover ações de cidadania dentro do Projeto Esporte pela Paz, por meio de atividades que estimulam a reflexão e o senso crítico. Isso contribui para um ambiente acolhedor para crianças, adolescentes, jovens e adultos, tornando-os participativos como cidadãos no desempenho do seu papel, frente aos seus direitos e deveres dos seus semelhantes na sociedade, contribuindo assim para a melhoria da qualidade de vida dos agentes envolvidos.

Esporte Pela Paz

O projeto, que tem como objetivo oferecer aulas gratuitas de diversas atividades esportivas e recreativas como forma de prevenção à criminalidade, ao consumo de drogas e a outras atividades ilícitas, já atende cerca de 5 mil alunos e, destes, aproximadamente 4 mil são crianças e adolescentes que estão em áreas que formam os aglomerados atendidos pelo Programa Estado Presente em Defesa da Vida.

O Esporte Pela Paz é desenvolvido nas 20 regiões da Grande Vitória que apresentam os maiores índices de vulnerabilidade social. Em todo o Estado já são 50 núcleos. Além de materiais esportivos, a Secretaria disponibiliza aos alunos do projeto profissionais de educação física e pedagogos responsáveis por coordenar as ações desenvolvidas em cada núcleo. As modalidades oferecidas são bodyboarding, karatê, futebol de campo, taekwondo, handebol, judô, ginástica rítmica, voleibol, futsal, jiu jitsu, futebol de areia, futsal, kickboxing, boxe, vôlei de praia e capoeira.

Ao final da implantação dos núcleos, 60 locais contarão com atividades do projeto, totalizando 10 mil crianças e adolescentes beneficiados pela ação e envolvidos com a prática de atividades esportivas e recreativas. Por meio da Lei de Incentivo ao Esporte, do Ministério do Esporte e renúncia fiscal da Vale S/A, o projeto recebeu R$ 1,5 milhão para financiar todos os recursos humanos.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesport
Kárita Iana
(27) 9901-9914
(27) 3636-7027
www.sesport.es.gov.br
assessoria.sesport@gmail.com
Facebook: Asscom Sesport
Youtube: Sesport
Texto: Mariana Bolsoni
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard