11/04/2012 13h35 - Atualizado em 05/05/2016 12h21

Esporte Pela Paz passa a beneficiar 400 pessoas em Vale Encantado

Quatrocentas crianças e adolescentes passaram a ser beneficiadas pelo projeto Esporte Pela Paz, no bairro Vale Encantado, em Vila Velha, na noite desta terça-feira (10). Pais, mães, crianças e adolescentes e diversos moradores do bairro acompanharam a solenidade na qual o secretário de Estado de Esportes e Lazer Vandinho Leite entregou novos materiais esportivos e uniformes, e assinou os termos de parceria com entidades para o desenvolvimento do projeto.

O projeto Esporte Pela Paz faz parte do Programa Estado Presente Em Defesa Da Vida, do Governo do Estado, e tem como objetivo oferecer aulas gratuitas de diversas atividades esportivas e recreativas como forma de prevenção à criminalidade, ao consumo de drogas e a outras atividades ilícitas nas 20 regiões da Grande Vitória que apresentam os maiores índices de vulnerabilidade social.

Ao todo 29 núcleos já estão em funcionamento na Grande Vitória. Em Vale Encantado, o Esporte Pela Paz passará a oferecer aulas gratuitas de vôlei e futsal e vai atender 400 pessoas, entre meninos e meninas.

Clique aqui para ampliar!

"Além do material de qualidade que foi adquirido pela Sesport, também estamos oferecendo a essas crianças e adolescentes profissionais de educação física, gestores esportivos e pedagogos para desenvolver as atividades que levarão inclusão social e integração aos alunos dos núcleos, além de qualidade de vida e oportunidade", destacou o secretário de Estado de Esportes e Lazer Vandinho Leite.

Vandinho aproveitou o momento para mandar uma mensagem aos pais e responsáveis pelas centenas de crianças e jovens que estiveram na Praça Álvaro Rocha para acompanhar o lançamento dos núcleos do Esporte Pela Paz.

Clique aqui para ampliar!

"É importante participarmos da educação dos nossos filhos. Precisamos ter esse compromisso, porque não podemos deixar que professores sejam os responsáveis pela formação do caráter das nossas crianças. Devemos ter o comprometimento. Claro que o poder público deve oferecer condições e ferramentas de suporte e que dê condições pra isso, mas é imprescindível que também assumamos o nosso papel", disse.

O prefeito de Vila Velha, Neucimar Fraga, também compartilhou com a reflexão do secretário e aproveitou para se dirigir as famílias. Além de agradecer pelos investimentos que vão gerar oportunidades, o prefeito também cobrou envolvimento dos pais na formação dos jovens.

"Precisamos educar e adotar os nossos filhos agora para que eles não sejam adotados por criminosos no futuro. Precisamos nos aproximar dos nossos filhos, perceber a realidade e fazer com que eles tenham boa formação e que se afastem dessas ilicitudes que estão fazendo nossas famílias desmoronar", enfatizou.

A dona de casa Elenilda Costa acompanhou o lançamento do projeto no bairro e ficou até o final da solenidade para adquirir mais conhecimento sobre as ações e como inscrever a filha, Júlia Almeida de 7 anos.

"Esse é um projeto muito importante e que vai levar grandes benefícios para todos nós moradores da região. Atualmente não deixo a Júlia sair de casa, nem mesmo para andar de bicicleta na porta de casa. Mas agora, sabendo que o projeto vai oferecer aula gratuita e que ela será assistida por um profissional de educação física, fico mais tranquila", relatou.

Para efetuar inscrição em ambos os núcleos os responsáveis pelos alunos, que devem ser crianças e adolescentes entre 6 e 17 anos, precisam procurar a sede da Associação de Apoio e Orientação à Criança e ao Adolescente (AAOCA) - ou Casa do Menino -, e também a sede do Movimento Comunitário de Vale Encantado.