28/03/2012 13h51 - Atualizado em 05/05/2016 12h21

Esporte Pela Paz atenderá a 400 pessoas na Grande Feu Rosa

Quatrocentas crianças e adolescentes com idade entre 6 e 17 anos receberam, no final da noite dessa terça-feira (27), novos uniformes e materiais esportivos para praticarem aulas de futebol de campo, judô e taekwondo, gratuitamente, nos Bairros Feu Rosa e Vila Nova de Colares, na Serra.

A novidade foi anunciada pelo vice-governador Givaldo Vieira e pelo secretário de Estado de Esportes e Lazer Vandinho Leite, que estiveram em Feu Rosa para entregar os novos materiais esportivos que fazem parte do projeto Esporte Pela Paz.

A solenidade reuniu centenas de pessoas na Praça Central do bairro e ainda teve as presenças do secretário municipal, lideranças comunitárias e monitores do projeto.

O projeto Esporte Pela Paz faz parte do Programa Estado Presente Em Defesa Da Vida, do Governo do Estado, e tem como objetivo oferecer aulas gratuitas de diversas atividades esportivas e recreativas como forma de prevenção à criminalidade, ao consumo de drogas e a outras atividades ilícitas nas 20 regiões da Grande Vitória que apresentam os maiores índices de vulnerabilidade social.

"A Serra nos dá muitas alegrias e o secretário Vandinho está trabalhando firme para torná-la ainda melhor, com tantas atividades no esporte. Hoje estamos trazendo núcleos do Esporte Pela Paz para essa região e ao todo, serão 60 núcleos nas áreas mais vulneráveis da Grande Vitória. As drogas e a violência têm tirado a paz e a tranquilidade de milhares de famílias e o esporte faz o trabalho inverso, proporcionando educação, disciplina e respeito ao próximo. Estamos criando verdadeiros cidadãos, preparados para a vida", garantiu o vice-governador Givaldo Vieira.

O secretário de Estado de Esportes e Lazer Vandinho Leite reforçou o discurso do vice-governador, afirmando que valores imprescindíveis para a sociedade serão desenvolvidos em trabalhos sociais como o Esporte Pela Paz.

"Temos que criar uma forma de proteger as nossas famílias que estão expostas à violência e às drogas. Temos que proteger nossas crianças e adolescentes hoje para que sejam pessoas melhores e com valores morais amanhã. E oferecer esporte, educação e cidadania, agora, é investir para que nossa sociedade seja melhor e mais consciente no futuro. Grandes vencedores sairão destes núcleos para o nosso esporte, mas todos serão campeões na vida. Estamos desenvolvendo 150 obras estruturantes no esporte capixaba, obras como o Estádio Estadual Kleber Andrade, que terá investimento de R$ 100 milhões. Mas precisamos também investir nas pessoas para que possamos circular tranquilos nas ruas, com a consciência de que fizemos o investimento correto", ressaltou Vandinho.

Ao final da implantação dos núcleos, 60 locais contarão com atividades do Esporte Pela Paz, totalizando 15 mil crianças e adolescentes beneficiados pela ação e envolvidos com a prática de atividades esportivas e recreativas.

Além de materiais esportivos, a Sesport garante aos alunos do projeto profissionais de educação física e pedagogos, responsáveis por coordenar as ações desenvolvidas em cada núcleo.

Assessoria de Comunicação da Vice-governadoria
Gabriela Galvão