06/08/2009 11h32 - Atualizado em 05/05/2016 11h44

Espírito Santo sedia o Campeonato Brasileiro de Ginástica Rítmica a partir desta quinta (06)

Sessenta e seis ginastas vindas de dez Estados participarão do Campeonato Brasileiro de Ginástica Rítmica, a partir desta quinta-feira (06), no Ginásio Poliesportivo Jayme Navarro de Carvalho, na Secretaria de Estado de Esportes e Lazer (Sesport), em Bento Ferreira, Vitória. A entrada é franca.

“Trazer uma competição nacional como esta é mais uma forma de promover o esporte no Espírito Santo e de construir um ambiente saudável e atraente para nossa juventude. E a ginástica rítmica é especial, porque possui organização e grande tradição no Estado, o que nos credencia para receber um campeonato brasileiro”, afirma Luciano Rezende, secretário da Sesport.

Dalza Batista, presidente da Federação Brasileira de Ginástica Rítmica, comenta a escolha do Espírito Santo para receber a competição. “Desde 1994, o Estado recebe o campeonato juvenil de ginástica rítmica. O apoio que o Governo do Estado tem dado por meio da Sesport é muito importante. Além disso, as equipes de ginastas capixabas são muito fortes. A modalidade virou tradição aqui”, explica.

A abertura acontece nesta quinta-feira (06), às 19 horas, e a competição começa na manhã de sexta-feira (07), e vai até domingo (09). No sábado (08), às 17 horas, será divulgado o resultado do clube com o maior número de pontos, e, portanto, o vencedor. No mesmo dia, vinte e quatro ginastas serão selecionadas para a continuação do campeonato, no domingo (09). Neste dia, as ginastas competirão pelos aparelhos arco, corda, maça e bola, nas modalidades individuais.

As meninas Eduarda Queiroz, Emanuelle Lima, Samira Zumak, Carolina Garcia, Luisa França, Franciele Pereira e Tarcila Sodré competem pelos clubes Ítalo Brasileiro e Clube dos Oficiais, do Espírito Santo. Segundo Gizela Batista, técnica das duas equipes, as ginastas capixabas têm chances de bons resultados. “O nível da competição está altíssimo. Será difícil, mas a gente espera por boas classificações na competição por equipe. Estamos bem preparadas”, disse.

Competem Vinte e um clubes, dos Estados do Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais, Pará, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Sergipe.

O Campeonato decidirá quem são as brasileiras juvenis da ginástica rítmica que estarão preparadas para representar o Brasil em competições nacionais, já que não existe seleção desta categoria.


Programação do Campeonato Brasileiro de Ginástica Rítmica:

Quinta-feira (06)
19 horas: abertura

Sexta-feira (07)
Concurso I
10 horas Às 12h30: competição do grupo A
14h30 às 17 horas: competição do grupo B

Sábado (08)
Concurso I
10 horas Às 12h30: competição do grupo B
14h30 às 17 horas: competição do grupo A
17 horas: premiação por equipe e listagem das vinte e quatro ginastas finalistas

Domingo (09)
Finais: Concursos II e III – as vinte e quatro ginastas classificadas no concurso I
9 às 10h30: competição
10h55 às 12h30: competição
12h30: premiação individual geral e por aparelho

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesport
Filipe Calmon
(27) 9901.9914 / 3314.3526
assessoria.sesport@gmail.com
Texto: Mariana Machado
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard