16/10/2009 14h37 - Atualizado em 05/05/2016 11h47

Espírito Santo recebe a seleção brasileira para o Desafio Internacional de judô

A seleção brasileira de judô vem ao Estado para lutar no Desafio Internacional da modalidade. Os brasileiros enfrentam os norte-americanos no sábado (17), às 13 horas, e os argentinos no domingo, às 9 horas, no ginásio Jones dos Santos Neves, em Bento Ferreira, Vitória. Além do Desafio, ocorrerão disputas do Campeonato Brasileiro Sênior, que dará vaga para a seletiva da seleção em 2010. O evento é organizado pela Confederação Brasileira de Judô (CBJ) e conta com o apoio da Secretaria de Estado de Esportes e Lazer (Sesport).

A equipe brasileira sofreu um desfalque de última hora. O judoca Eduardo Santos, que esteve nas Olimpíadas de Pequim, sentiu dores e foi substituído por Felipe Oliveira, medalhista de ouro no Sul-Americano deste ano. Assim, o Brasil será representado por Ricardo Ayres (-60 kg), Leandro Cunha (-66 kg), Marcelo Contini (-73 kg), o capixaba Nacif Elias (-81kg), Felipe Oliveira (-90kg), Luciano Corrêa – campeão mundial em 2007 – (-100 kg) e Walter Santos (+100 kg).

O judoca capixaba, Nacif Elias, compete em casa pela primeira vez com o quimono da seleção. “Será emocionante lutar diante de todos que sempre me apoiaram e ajudaram a chegar na seleção brasileira. Espero motivar os jovens do Espírito Santo e servir de exemplo para eles. Em toda cidade que eu vou, procuro incentivar os jovens a lutarem judô e aqui, dentro da minha casa, não será diferente. É uma honra inimaginável lutar em Vitória”, diz o medalhista de prata no torneio Grand Slam do Rio de Janeiro.

O Campeonato Brasileiro Sênior, que será realizado nos mesmos dias, será especial para uma judoca. Edinanci Silva (-78 kg) voltará aos tatames na competição. Ela estava afastada dos grandes eventos desde a participação nas Olimpíadas de Pequim 2008. Edinanci tem no currículo duas medalhas em mundiais e quatro participações em Olimpíadas.

Confira a programação do Desafio Internacional de Judô:

Sábado (17):
Brasil x Estado Unidos – 13 horas