02/03/2011 14h30 - Atualizado em 05/05/2016 12h09

Espírito Santo mantém tradição de fornecer atletas à seleção brasileira de Ginástica Rítmica

A ginástica rítmica capixaba segue sua tradição de revelar talentos que mais tarde acabam servindo à seleção brasileira da modalidade. Assim, o esporte capixaba já acompanha o desenvolvimento de novos talentos capixabas.

Recentemente, o Espírito Santo concedeu mais dois nomes para a seleção brasileira de ginástica rítmica, que terá em 2011, dois grandes desafios pela frente. Um é classificar o Brasil para o Pan Americano de Guadalajara, no México, no segundo semestre. O outro, buscar a classificação brasileira para as Olimpíadas de Londres, em 2012.

Além disso, a nova formação da ginástica rítmica brasileira se prepara para as etapas da Copa do Mundo, Torneios Internacionais, Campeonatos Sul Americanos, Campeonatos Mundiais e as Olimpíadas de 2016, no Rio de Janeiro.

Luisa França foi a primeira a ser convocada e já embarcou para Aracaju (SE), no início do mês passado. Nesta semana foi a vez de Natália Gaudio garantir um colã canarinho, na equipe Individual Adulta.

Por trás das convocações das ginastas capixabas, está o programa de incentivo aos atletas e para-atletas de alto rendimento do Espírito Santo, o Bolsa Atleta Capixaba. As duas selecionadas fazem parte do programa que beneficia atualmente 55 atletas de alto rendimento do Estado.

Ambas são beneficiadas na categoria nacional e recebem mensalmente do Governo do Estado R$ 1.500,00.

Além de Luisa França e Natália Gaudio, a seleção ainda conta com as capixabas Drielly Daltoé e Emanuelle Lima, a última também bolsista do programa Bolsa Atleta Capixaba.

Com as novas convocações, a seleção brasileira ficou com as seguintes formações: Luísa Matsuo, Letícia Dutra, Jéssica Maier e Pâmela Oliveira, Bianca Mendonça, Dayane Amaral, Maria Caroline Ricardo, Débora Falda, Luisa França (ES) e Mariana Vieira, no conjunto.

Angélica Kvieczynski, Eliane Sampaio, Drielly Daltoé e Natália Gaudio integram a equipe individual adulta.

Bolsa Atleta Capixaba:

O programa do Governo do Estado disponibiliza anualmente R$ 1,5 milhão para a adoção de atletas e é oferecido em três modalidades. A primeira é com o Bolsa Atleta Estudantil, que garante repasses mensais de R$ 500,00. A segunda modalidade é o Bolsa Atleta Nacional, que repassa mensalmente R$ 1.500,00 aos destaques nacionais, e por último, o Bolsa Atleta Internacional, que contempla os atletas capixabas de reconhecimento internacional, com o valor de R$ 2.000,00.

Site: www.sesport.es.gov.br
Texto: Marcelo Lobato