01/02/2012 17h02 - Atualizado em 05/05/2016 12h17

Espírito Santo garante nove instalações em Guia Olímpico

O Espírito Santo garantiu na tarde desta quarta-feira (01) a inserção de nove instalações capixabas no Guia de Locais de Treinamento Pré-Jogos que será lançado durante as Olimpíadas de Londres no segundo semestre. Com isso, o projeto de se tornar um local de preparação de seleções para as Olimpíadas e Paraolimpíadas do Rio de Janeiro em 2016 ganhou ainda mais fôlego e se tornou realidade.

Após o lançamento oficial do Guia, as instalações capixabas serão conhecidas por todas as delegações do mundo e poderão receber essas mesmas delegações para o período de preparação e aclimatação antes dos Jogos do Rio.

O governador Renato Casagrande, acompanhado dos secretários de Estado de Esportes e Lazer Vandinho Leite, de Turismo Alexandre Passos e de Planejamento Guilherme Pereira, recebeu no Palácio Anchieta representantes dos locais de Treinamento Pré-Jogos e autoridades políticas e dirigentes esportivos, além dos deputados estaduais Luzia Toledo e José Esmeraldo, e do reitor da Universidade Federal do Espírito Santo Reinaldo Centoducate, para a assinatura do Termo de Compromisso com o Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos.

“Esse reconhecimento do Comitê Olímpico mostra a nossa capacidade de organização, nosso empenho em capacitar o Estado e inserir de vez o esporte capixaba no cenário nacional. O Espírito Santo é o sexto Estado em número de instalações e, além de participar de grandes eventos, vamos deixar uma excelente infraestrutura na área esportiva para as futuras gerações”, destacou o governador Renato Casagrande.

O governador assinou os termos referentes à disponibilização do Estádio Estadual Kleber Andrade e do Centro de Treinamento Jayme Navarro de Carvalho como locais de preparação, mas também acompanhou as assinaturas dos representantes do Núcleo de Desenvolvimento Humano e Econômico Serra, Clube de Natação e Regatas Álvares Cabral, Clube Ítalo Brasileiro, Ginásio Jones dos Santos Neves, Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Iate Clube do Espírito Santo e Associação Esportiva e Recreativa Tubarão (Aert).

Os termos assinados serão enviados ao Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016. Isso vai garantir a inserção das nove opções capixabas, já aprovadas, no Guia de Locais de Treinamento Pré-Jogos que será lançado durante os Jogos Olímpicos de Londres. Todas as delegações que participarão do maior evento esportivo do mundo, entre julho e agosto deste ano, receberão o guia.


Clique aqui para ampliar!


Para o secretário de Estado de Esportes e Lazer Vandinho Leite o resultado anunciado com a aprovação das nove instalações capixabas não foi uma surpresa, já que segundo ele o trabalho em conjunto entre o Comitê Capixaba 2016 e os representantes das instalações capixabas permitiu a inserção do Espírito Santo nesse novo momento esportivo nacional.

"Foi um trabalho em conjunto que deve ser valorizado. Um trabalho que partiu do Comitê Capixaba 2016 e que vai permitir que os próximos passos sejam sempre bem sucedidos. Além disso, essa organização vai permitir que o Espírito Santo seja apresentado para o mundo como um Estado que, além do esporte, que possui ótimas opções turísticas e que possui ótimas oportunidades de negócios", destacou.

O secretário de Turismo Alexandre Passos afirmou que “a confirmação dessas áreas no Espírito Santo mostra o bom momento de união entre empresários, governos e sociedade capixaba para a construção de um novo momento esportivo e turístico no Estado. Vamos trabalhar para receber bem os atletas e turistas que esses grandes eventos reservam para o Brasil”.

Conheça o perfil das instalações aprovadas:

Centro de Treinamento Jayme Navarro de Carvalho


Clique aqui para ampliar!


A construção da obra é de responsabilidade do Governo do Espírito Santo e está em andamento. Com investimento de R$ 6,5 milhões o objetivo é tornar o local um centro de excelência na formação de atletas visando os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio 2016, assim como abrigar seleções para o treinamento Pré-Jogos Olímpicos e Paralímpicos.

Após a conclusão do espaço, a estrutura contará com quatro ginásios (um de lutas, um de ginástica rítmica e artística e dois poliesportivos), duas quadras de vôlei de praia, centro médico, parque aquático (para treinamentos de natação, polo aquático e nado sincronizado) e academia aparelhada.

Além disso, a estrutura terá ainda ampla área de apoio, com sala de reunião/conferência, multimídia, condicionamento físico e musculação. Todos na instalação esportiva. Estacionamento para ambulância e mais 80 veículos.

Estádio Estadual Kleber Andrade


Clique aqui para ampliar!


Também é um importante investimento do Governo do Espírito Santo. Trata-se do primeiro estádio estadual. A infraestrutura esportiva contará com investimento de aproximadamente R$ 100 milhões com recursos estaduais para construir a mais moderna arena esportiva multiuso do Estado.

No espaço de mais de 43 mil m² a arena contará com o estádio para 23 mil pessoas sentadas, pista de atletismo oficial atendendo a todas as exigências da Confederação Internacional de Atletismo, edifício educacional para formação de atletas e cidadãos, rampas de acessos e elevadores para pessoas com deficiência, vinte cabines de imprensa, vestiários personalizados para atletas (do sexo masculino e feminino), vestiários para árbitros, grama natural com medidas oficiais para a realização de jogos de futebol e rúgbi, quatro quadras poliesportivas no entorno, cantinas e sanitários.

O espaço contará também com locais de apoio como sala de reunião/conferência, multimídia, sala de recuperação/fisioterapia e sala de musculação. Estacionamento geral e para ambulância com acesso facilitado à área de treinamento.

Clube Ítalo Brasileiro


Clique aqui para ampliar!


O Clube Ítalo Brasileiro do Espírito Santo, fundado por um grupo de descendentes de italianos em 13 de maio de 1968, está localizado em dos bairros mais tradicionais de Vitória, a Praia do Canto.

Instalado numa área de 27.000 m² de área, com piscinas, sauna, bares, restaurantes, praças de esportes, áreas para churrasco, praia, salões de festas e espaço para eventos.

Especificações técnicas da área:
- Academia de Ginástica (musculação, pilates e ginástica) com mais de 60 equipamentos;
- Ginásio coberto (prática de voleibol, basquete e handebol) com vestiários, sala de árbitros, depósitos);
- 01 campo de futebol de 7 (esporte paraolímpico);
- 02 quadras de tênis (piso de saibro) (esporte olímpico e paralímpico);
- 02 canchas de bocha (esporte paralímpico);
- Piscina semi-olímpica e piscina aquecida para hidroginástica;
- Saunas seca e a vapor;banheiras de hidromassagem e salas de massagem (masculina e feminina);
- Restaurante e lanchonete;Serviço completo de buffet (coquetéis/coffee-breaks/almoços e jantares);
- Estacionamento próprio;
- Business center (copiadoras, fax, internet, sala de reuniões);Proximidade com a Rede Hoteleira e a menos de 15 Km do aeroporto de
Vitória.

Clube de Natação e Regatas Álvares Cabral


Clique aqui para ampliar!


Tradicional clube capixaba localizado em Vitória possui 100 anos de história e tradição esportiva. Responsável por revelar importantes nomes do remo e da natação do Espírito Santo, o clube privado possui 108 mil m², conta com ginásio poliesportivo (com medidas oficiais para a realização de competições de voleibol, futsal, basquetebol e handebol), três piscinas, sendo uma olímpica, uma para aquecimento e outra para recreação, seis quadras de tênis (saibro), dois campos de futebol soçaite, quadras poliesportivas, uma quadra de vôlei de praia e garagem de remo.

O Álvares Cabral conta ainda com salas de reunião/conferência, multimídia, academia e locais para instalação de salas de recuperação de atletas. Amplo estacionamento com acesso de ambulância à área de treinamento.

Associação Esportiva e Recreativa Tubarão (Aert)

Construída em 1980, possui área de 185 mil m² e passou por reformas em 2011. O clube, que é administrado por funcionários da Vale, importante empresa mineradora mundial, possui tradição em sediar competições esportivas e experiência em abrigar clubes em período preparatório para competições.

Em janeiro de 2007, o Botafogo de Futebol e Regatas iniciou na Aert sua preparação para a temporada daquele ano. Na época, o clube carioca utilizou toda a estrutura local para seu período de treinamentos.

A Associação Esportiva e Recreativa Tubarão conta com três piscinas, três campos de futebol profissional, campo de futebol soçaite (com grama sintética e dois com grama natural), uma quadra de areia, duas quadras de tênis (saibro), uma quadra de bocha, uma quadra poliesportiva, uma academia aparelhada e sauna seca e a vapor.

Vale ressaltar que o espaço esportivo ainda conta com salas de reunião/conferência, multimídia, academia e locais para instalação de salas de recuperação de atletas. Amplo estacionamento com acesso de ambulância à área de treinamento.

Núcleo de Desenvolvimento Humano e Econômico Serra


Clique aqui para ampliar!


Espaço socioesportivo e cultural, o Núcleo de Desenvolvimento Humano e Econômico Serra também é mantido pela Vale. O espaço foi pensado para desenvolvimento humano e econômico, que são implantados em áreas urbanas e rurais, trabalhando para o desenvolvimento integrado do indivíduo e da comunidade por meio do esporte, da cultura, qualificação profissional, geração de emprego e renda.

Além de desenvolver atividades de formação, a administração local tem se colocado à disposição do projeto capixaba para fazer do Espírito Santo um local para centro de treinamento de seleções.

Para isso, possui equipamentos esportivos de alto nível que receberam investimentos privados para sua construção. Atualmente, o local conta com pista de atletismo oficial com oito raias, piscina semi-olímpica com oito raias e campo de futebol oficial (105m x 68m). Além de salas de reunião/conferência, multimídia, laboratório de informática, vestiários masculinos e femininos, refeitório com capacidade para servir 80 refeições simultâneas e estacionamento com acesso de ambulância à área de treinamento integram o local.

Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes)


Clique aqui para ampliar!


A Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) possui área de 271.586 m² localizada na cidade de Vitória. Uma das mais conceituadas e tradicionais instituições de ensino do Estado, tem ligação com o esporte local por abrigar uma das mais tradicionais áreas de prática de tiro com arco.

Possui pista de atletismo, piscina e ginásio poliesportivo. Tem estacionamento amplo, com acesso para ambulância à área de treinamento, salas de reunião/conferência, multimídia, salas de recuperação, fisioterapia, musculação e importante centro de fisiologia do esporte.

Ginásio Jones dos Santos Neves (DED)

O Ginásio de Esportes Jones dos Santos Neves (Ginásio do DED), instalado em Bento Ferreira, constitui um espaço nobre na cidade para treinamento esportivo e realização de grandes competições locais e nacionais. Instalado em 1953, o ginásio foi reformado pela Prefeitura de Vitória e reaberto em 2008, após 15 anos fechado. Para a recuperação do espaço, a Prefeitura assinou um termo de comodato por 15 anos com a União Nacional dos Estudantes (UNE), que possui o domínio do ginásio.

Estrutura do ginásio

- Piso de madeira maciça, flexível e flutuante, desenvolvido para absorver o impacto nos saltos e quedas dos atletas. Foi usada a mesma tecnologia empregada nas quadras dos Jogos Pan-Americanos Rio 2007.

- Arquibancadas com capacidade para 700 pessoas sentadas. Cobertura do ginásio foi mantida em sua estrutura original de treliças de madeira de lei. As telhas antigas foram trocadas por outras com propriedades de isolamento termo- acústico, garantindo um conforto interno aos freqüentadores.
Cobertura com estrutura original de treliças de madeira de lei. Utilização de telhas com propriedades de isolamento termo-acústico, garantindo conforto interno aos frequentadores.

- Fachada com pastilhas de vidro.
- Prédio anexo ao ginásio, com dois pavimentos e as seguintes instalações: no andar térreo, sanitários; bilheteria; guarita de segurança; secretaria; lanchonete e cinco salas. No andar superior, copa/cozinha; quatro vestiários; auditório de 50 metros quadrados com capacidade para 42 lugares; varanda; dois banheiros para a comissão de arbitragem; e depósito para material esportivo.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesport Júnior Costa
(27) 9901-9914 /(27) 3235-7192
www.sesport.es.gov.br
assessoria.sesport@gmail.com
Twitter: @sesport
Orkut: Comunicação Sesport
Youtube: Sesport

Assessoria de Comunicação do Governo Estado do Espírito Santo
Rodolfo Harckbart
(27) 9945-7534 rodolfo.leal@seg.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard