31/03/2012 05h57 - Atualizado em 05/05/2016 12h21

ES recebe primeiro evento oficial da Copa do Mundo FIFA 2014

O Espírito Santo sediou nesta sexta-feira (30) o primeiro evento oficial da Copa do Mundo Fifa 2014, com o Seminário Geral de Centros de Treinamento de Seleções, onde representantes de 26 estados brasileiros conheceram os encargos a serem cumpridos pelos pretendentes a receber delegações estrangeiras em seus centros de treinamento.

O evento, promovido pelo Governo do Espírito Santo, por meio das Secretarias de Estado de Esportes e Lazer e de Turismo, em parceria com o Comitê Organizador Local da Copa do Mundo FifaA 2014 (COL), reuniu na capital capixaba 149 municípios, de 26 estados brasileiros. Além deles, estavam presentes representantes do Comitê Organizador Local (Col), Fifa, Ministério do Esporte, Prefeitura de Vitória, Federação de Futebol do Estado, deputados estaduais e federais, além de dirigentes esportivos capixaba e de outros estados.

O governador Renato Casagrande afirmou que o Espírito Santo está localizado estrategicamente no mapa do Brasil e que isso, entre outras características, fazem do Estado uma opção ideal para treinamento de seleções. "A realização do seminário já é um início da nossa proposta de participação na Copa do Mundo, a partir do momento em que recebemos pessoas dos 26 estados da Federação, dirigentes de órgãos públicos, dirigentes do futebol nacional e, ao mesmo tempo, estamos apresentando a nossa estrutura, as nossas potencialidades, num intercâmbio de informações e opções de trabalho. Não é uma garantia, mas uma oportunidade de impressionar positivamente o comitê organizador, que pode ajudar na indicação dos nossos espaços de treinamento às seleções", avaliou o governador.


Clique aqui para ampliar!


"Temos capacidade de realizar a melhor edição de Copa do Mundo da história. Mas queremos deixar claro que o nosso objetivo maior é deixar legados, e legado é transformar benefícios temporários em benefícios permanentes para os capixabas". Foram com essas palavras que o secretário de Estado de Esportes e Lazer Vandinho Leite

Uma das presenças mais ilustres no evento foi a do tetracampeão mundial com a seleção brasileira de futebol, durante a Copa do Mundo dos EUA, Bebeto exibiu simpatia e não poupou esforços para parabenizar o Governo do Estado pelo empenho para promover no Espírito Santo o primeiro evento oficial da Fifa no Brasil.


Clique aqui para ampliar!


O secretário Vandinho Leite destacou o evento como muito importante para as pretensões do Governo do Estado em tornar o Espírito Santo uma opção viável para que seleções que vão participar da Copa do Mundo do Brasil, em 2014, treinem em solo capixaba.

"Estamos mostrando neste momento que o Espírito Santo está preparado para abrigar grandes eventos sejam eles esportivos ou não. Estamos preparados e somos capacitados a receber uma seleção para treinar em nosso Estado, por diversos motivos. Nosso posicionamento, nossa cultura, nosso clima e o nosso povo que sabe receber um turista. São mais de R$ 150 milhões em investimentos do Governo do Estado em infraestrutura esportiva e isso nos permite acreditar que podemos fazer parte da melhor edição de Copas do Mundo já realizadas", frisou.

Instalações

O COL contabilizou 279 inscrições de conjuntos formados por hotel e centros de treinamento nas duas primeiras janelas de inscrição, realizadas em 2011. Destes, foram realizadas inspeções em 244. Os demais não cumpriram requisitos básicos ou não enviaram as informações mínimas necessárias.

A partir de agora, COL e Fifa farão a primeira seleção de possíveis CTs. O catálogo deverá ser enviado no fim de junho para as federações e confederações que participam das Eliminatórias da Copa do Mundo da FIFA e deve conter cerca de 40 opções. Mais duas janelas de inscrição serão abertas, neste ano e no início de 2013. O COL é obrigado a fornecer 64 opções às seleções, mas o objetivo é listar cerca de 80 CTs no catálogo final, previsto para ser divulgado em 2013. A escolha será das próprias seleções participantes da competição.

No Espírito Santo, o Estádio Estadual Kleber Andrade, o Centro de Treinamento Jayme Navarro de Carvalho em conjunto com o Estádio Salvador Venâncio da Costa, a Associação Esportiva e Recreativa Tubarão (Aert) já foram sinalizadas como pré-aprovadas e devem constar no primeiro caderno de instalações aprovadas até o final. A primeira versão contará com 40 opções, mas o COL é obrigado a apresentar 64 locais para treinamento.

Porém, segundo Frederico Nantes, gerente geral de Competições e Serviços às Equipes o objetivo do COL é apresentar ao final de 2013, 80 opções de Centros de Treinamento para que as seleções possam escolher as que mais possuem estrutura para atendê-las.

"Nós recebemos 279 inscrições e foram vistoriados 254. Estamos fazendo um relatório que será entregue. Nossa intenção é listar 80 locais para a Fifa, que repassará as seleções", revelou Frederico Nantes, gerente geral de Competições e Serviços às Equipes.

Ao lado do o Estádio Estadual Kleber Andrade, o Centro de Treinamento Jayme Navarro de Carvalho em conjunto com o Estádio Salvador Venâncio da Costa, a Associação Esportiva e Recreativa Tubarão (Aert), outras opções capixabas foram vistoriadas e estão na briga para estarem na edição do guia de opções de treinamento como o Parque do China, o Estádio Olímpio Perim, - o Hotel Aroso, o Hotel Flambayant, o 38º Batalhão de Infantaria do Exército, o Sesc de Praia Formosa e a Associação Esportiva Siderúrgica de Tubarão (Aest).

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesport
Júnior Costa
(27) 9901-9914 (27) 3235-7192
www.sesport.es.gov.br
assessoria.sesport@gmail.com
Twitter: @sesport
Orkut: Comunicação Sesport
Youtube: Sesport

Assessoria de Comunicação do Governo do Estado do Espírito Santo
Rodolfo Harckbart
Tel.: 27 9945-7534
rodolfo.leal@seg.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard