30/05/2012 09h16 - Atualizado em 05/05/2016 12h23

ES encerra a participação nos JABs 2012 com recorde de medalhas

O Espírito Santo encerrou sua participação na 21ª edição dos Jogos Abertos Brasileiros (JABs) com 20 medalhas conquistadas. E as conquistas garantiram ao Estado o quarto lugar na classificação final com 49 pontos. À frente dos capixabas ficaram apenas São Paulo, com 120 pontos, Paraná com 85 e o Rio de Janeiro, com 76 pontos somados, em primeiro, segundo e terceiro lugar, respectivamente. A competição foi realizada pela Secretaria de Estado de Esportes e Lazer (Sesport).

No quadro geral de medalhas o Espírito Santo ficou atrás apenas de São Paulo e Rio de Janeiro. A delegação capixaba conquistou 11 medalhas de ouro, três de prata e seis de bronze. O Rio de Janeiro ficou com a quarta colocação.

Pela primeira vez realizada no Estado, os Jogos Abertos Brasileiros envolveram mais de 1,5 mil atletas que participaram de oito modalidades, sendo quatro individuais e outras quatro coletivas.

Os destaques capixabas foram os atletas das modalidades individuais, responsáveis por todas as conquistas do Estado na competição.

No judô, Nacif Elias e companhia conquistaram sete medalhas, sendo quatro de ouro, uma de prata e duas de bronze.


Clique aqui para ampliar!


Alequessandro de Paula foi o atleta que quebrou o jejum do Espírito Santo no atletismo e conquistou a única medalha do Espírito Santo na modalidade. O triunfo na prova em que Alequessandro é especialista, os cinco mil metros.


Clique aqui para ampliar!


No vôlei de praia, modalidade estreante nos JABs, os capixabas conquistaram uma prata, no feminino e um bronze, no masculino.

E a natação foi o grande destaque com o maior número de medalhas conquistadas: dez ao todo. Nomes como Rafaeli Coutinho, Felipe Messias, Alan Vitória, André Fortunato e Daiene Marçal Dias fizeram a diferença para o Espírito Santo e subiram ao pódio para receber seis medalhas de ouro, uma de prata e três de bronze.

Modalidades coletivas

O último dia de competição foi nesta terça-feira (19). Com os atletas visivelmente desgastados após cinco dias de jogos, sob o calor forte de Vila Velha e Vitória, os times capixabas ainda brigavam por medalhas.

O futsal feminino, que até então estava invicto nos JABs, perdeu na semifinal para São Paulo e decidiu a medalha de bronze contra a equipe do Paraná. As paranaenses venceram por 10 a 2 e ficaram com a medalha.

No handebol feminino, a equipe da técnica Kátia Amanajás mais uma vez tinha o Paraná pela frente. Responsável pela única derrota das capixabas na fase de classificação, as paranaenses apresentaram mais entrosamento e saíram de quadra com a vitória por 30 a 21 e a medalha de bronze.

No encerramento do dia o handebol masculino de Linhares entrou em quadra para conquistar a medalha que faltava para o Espírito Santo nas modalidades coletivas. Jogando pelo bronze, os meninos tinham pela frente a forte equipe carioca. O jogo foi duro no primeiro tempo, com as equipes trocando bola a bola, gol a gol.

Mas no final, o resultado favoreceu os cariocas que ficaram com a medalha de bronze ao fecharem o placar em 32 a 24.

No final do último dia de competições o subsecretário de Estado de Esportes e Lazer, Renato Oliveira, entregou ao representante de Mato Grosso do Sul a bandeira dos Jogos Abertos Brasileiros (JABs), que será a sede da competição em 2013.


Clique aqui para ampliar!


Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesport
Júnior Costa
(27) 9901-9914
(27) 3235-7192
www.sesport.es.gov.br
assessoria.sesport@gmail.com
Twitter: @sesport
Orkut: Comunicação Sesport
Youtube: Sesport
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard