05/11/2012 21h26 - Atualizado em 05/05/2016 13h05

ES e COB discutem candidatura do Estado à sede das Olimpíadas Escolares 2014

O governador Renato Casagrande recebeu em seu gabinete, nesta segunda-feira (05), representantes do Comitê Olímpico Brasileiro (COB). Em pauta, a candidatura do Espírito Santo para sediar as Olimpíadas Escolares em 2014. Autoridades, representantes da rede hoteleira e atletas também estiveram no encontro para debater a capacidade e os desafios do Estado neste projeto.

Além da reunião, a programação dos dirigentes do COB, que vai até quarta-feira (07), inclui visitas a locais de competições, hospitais, hotéis, centros de convenções e escolas.

No encontro, o governador falou sobre investimentos que o Estado vem realizando na área esportiva e ressaltou o interesse do Espírito Santo em receber os Jogos. “Temos investimentos robustos no esporte, em obras como o Estádio Kléber Andrade, pistas de atletismo e mais de 80 campos de futebol society, por meio do projeto Campo Bom de Bola. Nós temos hoje, e teremos em 2014, uma estrutura ainda mais adequada para receber os Jogos, além de toda nossa determinação política para ter as Olimpíadas Escolares no Estado em 2014”, afirmou Casagrande.

O gerente geral de Juventude e Infraestrutura do COB, Edgar Hubner, apresentou o funcionamento das Olimpíadas Escolares e destacou o que a cidade candidata precisa para receber os Jogos. “Alguns aspectos são fundamentais para quem deseja receber as Olimpíadas. Cumprir o caderno de encargos, que inclui investimentos em segurança, transporte, entre outros. Infraestutura esportiva e, acima de tudo, vontade política”, explicou.

Para o secretário de Estado de Esportes e Lazer, Vandinho Leite, a Grande Vitória já está pronta para receber as Olimpíadas Escolares. “Temos uma ótima oportunidade de receber um evento de grande porte no Estado. Nossa candidatura é sólida e estamos prontos para fazer um trabalho de alto nível em todos os pontos. Temos uma logística privilegiada, clubes, ginásios e muito interesse em ter os Jogos no Espírito Santo”.

Desafio

Outras cinco cidades brasileiras estão na disputa para sediar as Olimpíadas Escolares de 2014. Poço de Caldas (MG), Recife (PE), Porto Alegre (RS), Salvador (BA) e João Pessoa (PB).

Para o subsecretário da Sesport, Renato Oliveira, o Espírito Santo está pronto para a “briga”. “O Estado sai na frente dos concorrentes em diversos pontos. Temos uma logística e uma posição geográfica privilegiada. Além disso, várias dessas cidades já foram sedes em outras oportunidades”, explica.

As Olimpíadas Escolares

Para cidade que recebe os jogos, as Olimpíadas Escolares representam bem mais que um evento esportivo. O investimento do COB na cidade sede para realização dos jogos chega à cifra de R$ 5 milhões. Em duas semanas de disputas, seis mil pessoas entre atletas, técnicos, apoio, árbitros e dirigentes passam pelo Estado sede movimentando diversos setores da economia local.

Uma grande oportunidade, em um tempo de grandes eventos esportivos no País.

Sérgio Rangel