26/07/2013 08h09 - Atualizado em 05/05/2016 13h26

Entrega de livros pedagógicos anima comunidade de Cariacica

A noite foi animada para os alunos do núcleo de capoeira do Esporte pela Paz, em Cariacica. As crianças e adolescentes receberam livros do projeto pedagógico “Esporte também é cidadania” ao som do berimbau e de muitas palmas. Ao todo 24 mil livros serão disponibilizados nesta primeira etapa.

Durante as apresentações e danças de capoeira, as mães dos alunos não piscavam os olhos com medo de perder algum movimento dos filhos. “Os meus dois filhos estão no projeto, o Pedro e o Herik. E depois que eles iniciaram as aulas o desempenho deles na escola aumentou. Além disso, a capoeira tem ajudado na perda de peso e agora eles vão poder aprender mais sobre esses temas dos livrinhos que são tão importantes para o crescimento deles como cidadãos”, declarou a mãe Maria Aparecida de Jesus.

A Secretaria de Estado de Esportes e Lazer produziu livros que tratam de temas da atualidade como esportes, bulliyng, crack e pedofilia, para serem trabalhados junto às crianças e adolescentes que participam dos projetos sociais do Governo do Espírito Santo.

O autor do projeto pedagógico, Luiz Paulo Nunes Lima, é mestre de capoeira e está a mais de 40 anos no esporte. “O Esporte pela Paz é um projeto de inclusão social que agora com os livros além do trabalho esportivo que é desenvolvido haverá o pedagógico. “Vamos desenvolver um trabalho educacional muito maior do que já existe. O esporte chega nas comunidades para a conscientização das crianças e para ajudar a construir um cidadãos de bem. É a pedagogia dentro do esporte”, afirmou o mestre.

Esporte também é cidadania

O projeto pedagógico “Esporte também é Cidadania” tem por finalidade promover ações de cidadania dentro do Projeto Esporte pela Paz, por meio de atividades que estimulam a reflexão e o senso crítico. Isso contribui para um ambiente acolhedor para crianças, adolescentes, jovens e adultos, tornando-os participativos como cidadãos no desempenho do seu papel, frente aos seus direitos e deveres dos seus semelhantes na sociedade, contribuindo assim para a melhoria da qualidade de vida dos agentes envolvidos.

Esporte Pela Paz

O projeto, que tem como objetivo oferecer aulas gratuitas de diversas atividades esportivas e recreativas como forma de prevenção à criminalidade, ao consumo de drogas e a outras atividades ilícitas, já atende mais de 5 mil crianças. Ele já é desenvolvido nas 20 regiões da Grande Vitória que apresentam os maiores índices de vulnerabilidade social.

Além de materiais esportivos, a Secretaria disponibiliza aos alunos do projeto profissionais de educação física e pedagogos responsáveis por coordenar as ações desenvolvidas em cada núcleo. As modalidades oferecidas são bodyboarding, karatê, futebol de campo, taekwondo, handebol, judô, ginástica rítmica, voleibol, futsal, jiu jitsu, futebol de areia, futsal, kickboxing, boxe, vôlei de praia e capoeira.

Kárita Iana
Facebook: Asscom Sesport