20/10/2014 10h03 - Atualizado em 05/05/2016 13h57

Encontro de xadrez movimenta Santa Maria de Jetibá

O estudante Abias Jacobsen foi homenageado no encontro de xadrez, realizado no distrito de São João do Garrafão, local onde o estudante mora e aprendeu a jogar. Abias foi homenageado por uma conquista inédita, que foi a medalha de bronze nos Jogos Escolares da Juventude, realizado em Londrina (PR). O encontro de xadrez ocorreu nesse sábado (18), e reuniu aproximadamente 200 participantes.

A secretária de Estado de Esportes e Lazer, Lilian Siqueira, esteve presente no torneio e parabenizou a prefeitura do município pela iniciativa. “A Prefeitura de Santa Maria precisa ser parabenizada pela ótima iniciativa de implantar o xadrez nas escolas do município. Além de ajudar na cognição, lógica e raciocínio das crianças, o esporte contribui para uma boa socialização entre os jovens”, declarou. A secretária de Turismo do Estado, Diomedes Berger, que é natural de Santa Maria de Jetibá, também esteve presente.

O evento também contou com brincadeiras da Rua de Lazer. Futebol de sabão, cama elástica, castelo de bolinhas, algodão doce, pula-pula, parede de escalada, tobogã inflável e mini vôlei. Houve ainda oficina de artesanato, pintura facial e também refrigerante, picolé e pipoca.

Xadrez em Santa Maria de Jetibá

Desde o ano de 2007 o município de Santa Maria de Jetibá sancionou a lei 1000/2007 que inclui na grade curricular dos alunos das escolas públicas municipais o xadrez como disciplina educacional. Em 2013, foi aprovada a Lei 10.013/13 que dá ao município o título de Capital Estadual do Xadrez.

Assessoria de Comunicação/Sesport
Mariana Bolsoni