27/11/2013 08h24 - Atualizado em 05/05/2016 13h34

Em busca do desenvolvimento da natação brasileira

Durante cinco dias, atletas, corpo técnico do Centro Olímpico do Espírito Santo (COES), além de profissionais e estudantes da área de educação física tiveram uma oportunidade inédita de aprender, aperfeiçoar e compartilhar conhecimentos. O renomado técnico olímpico Arilson Silva esteve no Espírito Santo entre os dias 19 e 22 de novembro, a convite do COES, para ministrar o I Curso COES de natação de alto rendimento.

Palestras, cursos teóricos e práticos, lições de vida e muita motivação fizeram parte da capacitação, que teve como principal objetivo contribuir para o desenvolvimento da modalidade no Estado e, consequentemente, no país.

Nas aulas teóricas e práticas, Arilson enfatizou a necessidade de definição da prioridade nos treinos e que a prática diária é o fator decisivo para o sucesso. “É na água que as coisas acontecem, podemos ver vários vídeos, explicar sobre vários tópicos, mas é dentro das piscinas que a gente deve analisar o atleta e a sua individualidade com os movimentos”, afirmou o técnico.

Em relação ao desenvolvimento de campeões, o técnico campeão mundial é enfático. “É multifatorial. Pode acontecer para qualquer um, não precisa ser excepcional, porém, a vitória vem para quem trabalha. É preciso tratar todos os treinos como o último, já está valendo. O atleta não pode deixar para amanhã para fazer o seu melhor”, ressaltou Arilson.

O treinador da categoria de base da natação do COES, Felipe Messias, elogiou a capacitação, que teve espaço exclusivo para o corpo técnico do Centro Olímpico. “Foi muito produtiva essa troca de experiências. O Arilson tem muito o que passar e isso também nos motiva mais”, disse Felipe, que também é atleta de competição.

A iniciativa do COES também foi elogiada pelo secretário de Estado de Esportes e Lazer, Vandinho Leite. "Momentos como esses são importantíssimo para o desenvolvimento do esporte capixaba. Estamos investindo da qualificação teórica à prática de forma equilibrada para que seja formado no Espírito Santo um celeiro de atletas. Já evoluímos muito e estamos sendo reconhecidos no Brasil e no mundo. Estamos orgulhosos em ver os bons resultados que são frutos do esforço dos atletas e trabalho sério da equipe do COES. O Governo faz o maior investimento da história do Espírito Santo na área do esporte para que conquistas sejam alcançadas", destacou o secretário.

Participantes de outros municípios e estados estiveram presentes especialmente para o curso, como é o caso do atleta e professor de natação, João Bastos, que veio de São Paulo. “O Ari é um monstro da natação em minha opinião. Ele é tão importante para a modalidade, como o Felipão é para o futebol, já que ambos contribuem para os atletas chegarem às competições mundiais e se consagrarem campeões. Quando há uma oportunidade de ter contato com um profissional desse nível, vale a pena qualquer deslocamento. O importante é compartilhar, no final de tudo não há estados, é o país. Nas Olimpíadas de 2016 seremos o Brasil, portanto, quanto mais pudermos compartilhar conhecimentos, melhor para a natação brasileira”, enfatizou o professor.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesport
Kárita Iana
(27) 9901-9914 / 3636-7027
www.sesport.es.gov.br
assessoria.sesport@gmail.com
Facebook: Asscom Sesport
Youtube: Sesport

Raquel Medeiros
R2M Comunicação e Marketing
raquel@r2mcomunicacao.com.br
(27) 3181-0269/ 9922-2566
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard