26/05/2009 14h00 - Atualizado em 05/05/2016 11h41

Domingos Martins e Vitória realizam as competições na etapa regional das Olimpíadas Escolares a partir desta terça (26)

Os municípios de Vitória e Domingos Martins, sedes das Regiões I e VI, respectivamente, realizam, a partir desta terça-feira (26), as competições finais da etapa regional das Olimpíadas Escolares do Espírito Santo (OES). Os jogos seguem até o próximo dia 31 em Domingos Martins e dia 25 de junho na capital capixaba. O campeonato, organizado pela Secretaria de Estado de Esportes e Lazer (Sesport), envolve estudantes de 12 a 17 anos de idade em disputas de basquetebol, futsal, handebol, voleibol, atletismo, judô, natação, tênis de mesa e xadrez.

Os alunos de escolas públicas e particulares dos municípios de Afonso Cláudio, Brejetuba, Conceição do Castelo, Domingos Martins, Marechal Floriano e Venda Nova do Imigrante, da Região VI, participarão da abertura dos jogos, às 17h30, no Ginásio de Esporte Theodoro Schwambach. Já os estudantes da Região I, formada pelos municípios de Cariacica, Guarapari, Serra, Viana, Vila Velha e Vitória, competem, desde a manhã desta terça (26), no Ginásio Jayme Navarro de Carvalho, na Sesport, em Bento Ferreira, Vitória.

“É muito importante trazer as meninas para essa nova realidade de competição. Para elas, que moram em um bairro carente, a única atividade de lazer é a quadra da escola. Por isso, é válido todo incentivo à prática esportiva, já que é por meio do esporte que elas criarão a noção de cidadania”, disse o técnico do time feminino de futsal da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Laranjeiras (Serra), André Mendes.

O estudante do Colégio Renovação, Alexandre Ferreira, de 13 anos, já pensa em participar da etapa nacional das OES. “Estar aqui é uma oportunidade de disputar as Olimpíadas Escolares Brasileiras e conhecer alunos de outras escolas e de outros estados”, revelou.

“É muito bom esse apoio do Governo, pois o esporte resgata o jovem e é um incentivo aos estudos”, destaca a diretora do Colégio Renovação, Rafaela Muzzi.

A etapa regional definirá quais escolas participarão das finais Norte e Sul das OES. Depois destas fases, os estudantes competirão nas finais estaduais para decidir quais escolas representarão o Espírito Santo na etapa nacional das Olimpíadas.

As Olimpíadas Escolares Brasileiras, categoria infantil, acontecerão em Poços de Caldas, Minas Gerais, de 10 a 20 de setembro. Já os jogos da categoria juvenil serão em Maringá e Londrina, no Paraná, do dia 05 a 15 de novembro.

Assessoria de Comunicação/Sesport
Filipe Calmon