08/09/2009 12h21 - Atualizado em 05/05/2016 11h44

Definida a delegação capixaba que irá para a Etapa Nacional Infantil das Olimpíadas Escolares

Os organizadores das Olimpíadas Escolares do Espírito Santo (OES), da Secretaria de Estado de Esportes e Lazer (Sesport), divulgaram, na tarde desta terça-feira (01), a lista dos convocados que formarão a delegação capixaba na Etapa Nacional Infantil das Olimpíadas Escolares. Os 134 atletas convocados representarão o Estado em nove modalidades entre os dias 10 e 20 de setembro, em Poços de Caldas, Minas Gerais. A delegação foi dividida em duas partes, a primeira viaja no dia 08 e outra no dia 13, com saída da Sesport, sempre às 18 horas.

Segundo o secretário da Sesport, Luciano Rezende, as Olimpíadas Escolares vão além das partidas disputadas. “Os alunos passaram por uma forte seleção e agora representarão o Estado em uma competição nacional. Tão importante quanto à conquista de troféus e medalhas, será a troca de experiência e o aprendizado com pessoas de culturas diferentes. Alguns desses alunos jamais saíram de suas cidades. Será inesquecível“.

Um total de 134 atletas, de 12 a 14 anos, das modalidades de futsal, handebol, voleibol, basquetebol, atletismo, natação, judô, tênis de mesa e xadrez se classificaram e representarão o Espírito Santo na competição nacional. Quinze treinadores e seis dirigentes também viajarão para Poços de Caldas, completando a delegação capixaba.

Participaram, desde as etapas municipais, escolas públicas e particulares dos 78 municípios do Estado. Para a fase regional passaram 3.664 atletas, dos quais 1.676 eram meninas e 1.988 meninos. Depois das finais regionais e estaduais, restaram os 134 atletas que representarão o Espírito Santo na competição nacional.

“A Olimpíada Escolar do Espírito Santo é uma de nossas maiores ações na Sesport. Durante as fases regionais e a final estadual, os alunos recebem alimentação, hospedagem e transporte interno nos moldes de excelência das vilas olímpicas. Os maiores esforços do Governo devem ser feitos dentro da escola, pois é quando todos poderão ter contato com o esporte, seja rico ou pobre, de escola pública ou particular”, explica Luciano Rezende.

“Está tudo pronto. Nossos atletas têm de se preocupar apenas com a competição, pois a Sesport, o Ministério do Esporte e o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) cuidarão das despesas com o transporte para a viagem, a alimentação e hospedagem no local dos jogos. Serão quatro ônibus que sairão da Sesport, dois no dia 08 e dois no dia 13, com um técnico da Secretaria em cada um e um fisioterapeuta”, explica a chefe da delegação do Espírito Santo, Silvia Magnago, que viaja neste domingo (06), para participar do Congresso Técnico na segunda-feira (07).

Nos esportes coletivos, os estados são divididos em dois grupos, a divisão especial, elite da modalidade, e a 1ª divisão, uma divisão de acesso. O Espírito Santo tem seis das oito equipes disputando o grupo especial e outras duas competirão para retornar a elite.

Segundo o técnico da Sesport, Luiz Roberto Gomes, os capixabas poderão voltar de Minas Gerais com muitas conquistas. “Temos chances, principalmente, nos esportes coletivos, onde temos a equipe feminina de handebol do Colégio Castro Alves, de Cariacica, atual bicampeã brasileira e sul americana, que pode conseguir o tricampeonato. A equipe feminina de voleibol da Escola São Domingos, de Vitória, conta com atletas que já têm certa experiência e pode surpreender”, analisa.

O Espírito Santo também é forte nos esportes individuais, diz Silvia Magnago. “Nos esportes individuais, nosso ponto forte é o xadrez, mas principalmente a natação, que acredito ser a melhor equipe que formamos nos últimos anos, mesclando talento com experiência, com bons tempos e medalhas na Etapa Nacional do ano passado”, conclui.

Confira a lista da delegação do Espírito Santo na fase nacional das Olimpíadas Escolares:

Basquetebol
Masculino: Escola São Camilo – Vila Velha
Feminino: Centro Educacional Charles Darwin – Vitória

Handebol
Masculino: Escola João Bley – Castelo
Feminino: Colégio Castro Alves – Cariacica

Voleibol
Masculino: Escola São Domingos – Vitória
Feminino: Escola São Domingos – Vitória

Masculino: Centro Educacional Praia da Costa – Vila Velha
Feminino: Escola Felinto Martins – Castelo