28/07/2009 15h29 - Atualizado em 05/05/2016 11h43

Debate sobre a Lei Estadual de Incentivo ao Esporte lota auditório em São Mateus

O auditório do Pólo Universitário de São Mateus foi o palco, por 3h30, do Norte do Estado, para debater a elaboração do anteprojeto da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte. Aproximadamente 350 pessoas circularam pelo local do evento, na noite desta segunda-feira (27). A Audiência foi promovida pela Secretaria de Estado de Esportes e Lazer, em parceria com o deputado estadual Paulo Roberto e a Prefeitura local. Na manhã desta terça (28), o secretário Luciano Rezende visitou o núcleo de São Mateus do projeto estadual Campeões de Futuro.

Segundo Luciano Rezende não só o número de pessoas impressionou como a representatividade dos municípios da Região Norte do Estado. “Mais de 300 presentes de nove municípios diferentes estiveram debatendo o futuro do esporte capixaba. É de extrema relevância ouvir aqueles que de fato conhecem as necessidades do dia a dia esportivo. Interiorizar essa e outras discussões é um compromisso da Sesport. Queremos atender a todo o Estado de forma proporcional”, afirma.

Também participaram do encontro Amadeu Boroto, prefeito de São Mateus; Jeferson Costa, secretário municipal de Esportes Lazer e Juventude; o prefeito de Conceição da Barra, Jorge Donati; o presidente da Associação dos Gestores Públicos de Esportes e Lazer (Ageles), Paulo Martins; secretários municipais de Esportes dos municípios de Jaguaré, Conceição da Barra, Pinheiros e Pedro Canário; e vereadores de Montanha, São Mateus, Conceição da Barra, Pedro Canário e Ponto Belo.

Segundo o deputado estadual Paulo Roberto a audiência cumpriu seu papel. “Recebemos inúmeras contribuições dos cidadãos da Região. Sem dúvida essa é uma experiência que deverá ser imitada daqui para frente, pois só contribui para a qualidade do texto da Lei. Espero que possamos entregar esse presente de fim de ano aos capixabas e que ela possa entrar em vigor já no exercício de 2010”, conjetura.

De acordo com o prefeito Amadeu Boroto o importante é criar uma Lei democrática. “é preciso que esta Lei seja criada com a participação da população e com abertura para contemplar todas as modalidades. Para nós do município de São Mateus foi uma honra receber essa audiência. Acredito que essa tenha sido a primeira vez que um projeto de Lei foi discutido por esta Região”, analisa.

Campeões de Futuro

Na manhã seguinte à audiência, o secretário estadual Luciano Rezende visitou, acompanhado do prefeito Amadeu Boroto e do secretário municipal Jefferson Costa, o núcleo do projeto estadual de inclusão social pelo esporte Campeões de Futuro, que funciona no Ginásio Poliesportivo Municipal Antonio Houri, no bairro de Boa Vista. Cerca de 100 crianças carentes se revezam em pequenas turmas para praticar a modalidade de Ginástica Rítmica.

Filipe Calmon
(27) 3314.3526/ 9901.9914