27/09/2013 12h39 - Atualizado em 05/05/2016 13h30

Curso de nutrição esportiva é sucesso de público

Todo atleta de alto rendimento tem como um dos pilares de seu sucesso no esporte a preocupação com seu corpo, principalmente no que diz respeito à alimentação. E a nutrição é a porta de entrada de tudo o que um esportista de ponta pode render. Prova disto é a grande procura pela palestra sobre o tema, que será promovida pelo Centro Olímpico do Espírito Santo (COES) neste sábado (28), no auditório da Secretaria de Estado e Esportes e Lazer (Sesport), em Vitória.

O nutricionista do COES, Thierry Lemos, graduado em nutrição humana e pós-graduado em bases nutricionais da atividade física, será o ministrador do evento, que abordará, dentre outros assuntos, suplementação, mitos e verdades, hidratação, desidratação em lutas, históricos, conceitos e estratégias nutricionais. As inscrições foram esgotadas em apenas três dias e a lista de espera já conta com cerca de 60 nomes, entre estudantes e profissionais que visam ampliar e atualizar seus conhecimentos na área.

Para o coordenador geral do Centro Olímpico do Espírito Santo, Helvio de Oliveira Affonso, são vários os motivos para tamanho sucesso e que a grande procura era algo já esperado. "Penso que um dos principais motivos é o de o próprio COES estar sendo reconhecido e legitimado perante a comunidade esportiva do Espírito Santo. Outro fator é o nível de profissionais que atuam no COES e ministram as capacitações e palestras. Ainda não podemos deixar de citar a carência que o Estado tem nestes temas correlatos às ciências da saúde e desporto, o que acaba gerando uma grande busca pelo público especializado", destaca.

"Quando se pensa na formação de atletas é necessário pensar em um todo. Não somente na preparação física, mas também na psicológica e principalmente nutricional. Porque é necessário que o profissional de Educação Física entenda a importância do aspecto nutricional na formação do esportista. A presença de uma equipe multidisciplinar é o diferencial para o alcance de resultados positivos. Por isso, o Governo do Espírito Santo investe em todo o viés do esporte", frisa o secretário de Estado de Esportes e Lazer, Vandinho Leite.

O coordenador geral acredita que a troca de experiências pode ajudar bastante no desenvolvimento esportivo do Estado e não descarta ainda uma segunda edição da palestra. "Esperamos que os profissionais troquem experiências e que possam sair da apresentação com um conhecimento ampliado acerca dos temas abordados. Temos um cronograma de capacitações para cada ano do projeto e certamente em outros momentos teremos novas oportunidades de ações como esta", concluiu Helvio.

Kárita Iana
Facebook: Asscom Sesport