29/04/2013 10h01 - Atualizado em 05/05/2016 13h22

Crianças e adolescentes capixabas são observados por representantes do Milan

O sonho de toda criança e adolescente que joga e tem paixão pelo futebol é integrar algum dos grandes times do mundo, seja nacional ou internacional. E neste final de semana a garotada capixaba se aproximou da realização deste sonho. Observadores do importante clube europeu, o Milan, vieram ao Estado para selecionar atletas com potencial. A Secretaria de Estado de Esportes e Lazer (Sesport), além de apoiar o evento, levou cerca de 400 crianças do projeto Esporte Pela Paz para participar da seleção.

Denominado como "Dia do Milan", o evento que ocorreu nos dias 27 e 28, em Novo Horizonte, na Serra, tem como objetivo dar oportunidade a jovens brasileiros de serem observados por membros do clube italiano. No total, aproximadamente 700 atletas das categorias de base, entre 9 e 14 anos, participaram dos jogos e foram avaliados pelos representantes do time italiano: Claudio Calvetti e Gabriele Tubaldo.

Os dois dias foram de muita animação e esperança dos pequenos jogadores e de suas famílias. Filipe Oliveira, aluno de um dos núcleos de futebol de campo do Esporte Pela Paz no município, estava acompanhado dos pais e jogou com garra garantindo dois gols na partida.

“Ele fez uma ótima apresentação em campo. Estamos confiantes e agradecidos, pois nossas crianças estão sendo incentivadas a prática de esportes. Meu filho começou a participar do Esporte Pela Paz em 2011 e desde então seu comportamento vem mudando para melhor. Ele está mais responsável. Antes Filipe só queria saber de rua e nada de estudar, agora está indo muito bem na escola graças ao projeto que tem contribuído para esta mudança”, contou satisfeito o pai Renato Teixeira.

Clique aqui para ampliar!

“Este foi um ótimo momento para mostrar as nossas crianças que as oportunidades aparecem e elas precisam estar preparadas. Levamos nossos alunos dos núcleos do Esporte Pela Paz, pois além de incentivar a prática esportiva para formação de grandes cidadãos, nós queremos que eles tenham a chance de mostrar o potencial que vem adquirindo nos nossos projetos que tem sido desenvolvidos de forma séria e responsável. Porque o esporte transforma vidas, tanto na questão da saúde quanto no distanciamento da exposição à riscos sociais, como a criminalidade. E é isso que nós queremos para nossas crianças e adolescentes”, garantiu o secretário de Estado de Esportes e Lazer, Vandinho Leite.

Próximas etapas

Os observadores comunicam ainda esta semana os nomes dos atletas que chamaram atenção e foram selecionados para as próximas etapas. Estes poderão ser selecionados para o Maga Esporte Clube de Santa Catarina, onde a evolução de cada um será analisada para possível teste final no próprio time do Milan.

O Milan é uma das grandes potências do futebol mundial. Venceu várias vezes o principal torneio entre clubes, a Champions League, além do mundial interclubes. Vários brasileiros como Kaká, Cafú e Serginho, por exemplo, já envergaram a camisa Rossonera.

Clique aqui para ampliar!

Esporte Pela Paz

O projeto Esporte Pela Paz faz parte do Programa Estado Presente Em Defesa Da Vida, do Governo do Estado, e tem como objetivo oferecer aulas gratuitas de diversas atividades esportivas e recreativas como forma de prevenção à criminalidade, ao consumo de drogas e a outras atividades ilícitas nas 20 regiões da Grande Vitória que apresentam os maiores índices de vulnerabilidade social.

O projeto, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte, do Ministério do Esporte e renúncia fiscal da Vale S/A, recebeu R$ 1,5 milhão para financiar todos os recursos humanos. Em todo o Estado já são 46 núcleos do projeto Esporte pela Paz.

Ao final da implantação dos núcleos, sessenta locais contarão com atividades do projeto, totalizando 10 mil crianças e adolescentes beneficiados pela ação e envolvidos com a prática de atividades esportivas e recreativas.

Além de materiais esportivos, a Sesport oferece aos alunos do projeto profissionais de educação física e pedagogos, responsáveis por coordenar as ações desenvolvidas em cada núcleo.

Kárita Iana