17/02/2014 07h12 - Atualizado em 05/05/2016 13h38

Copa Brasil de Motocross agita Barra do Sahy, Aracruz

Adrenalina e alta velocidade agitaram as areias de Aracruz nesse fim de semana. Em sua 6ª etapa, a Copa Brasil de Motocrosss Speedway levantou a torcida que lotou a Arena Multiesportiva na Barra do Sahy, nesse domingo (16). Uma parceria entre a Federação Capixaba de Motociclismo, a prefeitura de Aracruz e o Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria de Estado de Esportes e Lazer (Sesport).

O circuito estava ainda mais desafiador para os 40 competidores. A etapa desse domingo (16) foi uma das mais rápidas e acirradas, pois o percurso tinha apenas 400 metros e a pista estava mais estreita do que as anteriores. Os atletas capixabas têm conseguido se classificar muito bem nas etapas anteriores, pelas categorias MX-3 e Nacional. Destaque para o experiente Frank Coutinho, de Linhares, que lidera a classificação geral da competição pela categoria MX-3, seguido pelo seu conterrâneo Antônio Pestana.

Quem lidera a categoria Nacional é o mineiro Gustavo de Souza, mas os capixabas Evilasio Jr, Phabulo e o jovem Jonathan marcam presença e estão colados com ele na pontuação, portanto, a disputa segue acirrada. Na categoria de elite, Gelson Almeida é a grande revelação. Com apenas 20 anos o jovem é o capixaba com melhor desempenho na categoria MX-Pró, e está apresentando uma grande evolução ao longo das etapas dessa competição. Com esse desempenho ele já coloca em risco o terceiro colocado, Tiago Brinati, de Caparaó – MG.

O secretário de Estado de Esportes e Lazer, Vandinho Leite, tem acompanhado todas as etapas e está muito satisfeito com o desempenho da federação e dos esportistas. “Tenho acompanhado o MotoCross por todo o Estado e tenho visto a adrenalina e a emoção dos pilotos. É um excelente trabalho da federação, que está de parabéns pelo belo espetáculo”, enfatizou.

Segundo o presidente da Federação Capixaba de Motociclismo Renan Loubak, a 4ª edição da Copa Brasil Speedway é uma boa maneira de apoiar os atletas capixabas. “A realização desse evento tem colaborado muito com os pilotos, pois serve como pré-temporada para o campeonato estadual e o brasileiro. As premiações são um grande incentivo e apoio para os nossos atletas.” Essa é a penúltima etapa do torneio, e vai distribuir R$ 20 mil em prêmios para os melhores colocados. O agito final acontece nas areias de Vitória, quando será feita a ultima premiação dos atletas. Somam um total de R$ 120 mil investidos em premiações ao longo desta edição do evento.

A 4ª edição desse evento tem deixado boas marcas pelos lugares onde passou. Restaurantes, hotéis, lanchonetes, pousadas, lojas e postos de combustível têm registrado grande aumento no movimento antes, durante e depois da realização de cada etapa do Speedway. Isso colabora muito para que a Copa de Motocross volte a acontecer nessas e outras comunidades do Estado. No próximo domingo (23), acontece a última etapa, na Arena de Camburi, em Vitória.

Leonardo Meira
Facebook: Asscom Sesport