O Projeto

O Futebol Capixaba deu inicio as suas competições oficiais em 1917 com a participação de cinco clubes: Rio Branco A.C, América, Moscoso, Barroso e Vitória. Nessa época o campeonato era realizado apenas na Capital Vitória. Em 1930 o Campeonato passou a ser estadual. Temos em nosso Estado três clubes centenários e ainda em atividade: Rio Branco A.C, Vitória F.C, e Estrela do Norte F.C.

O Projeto Futebol em Terras Capixabas é uma parceria entre a Secretaria de Estado de Esportes e Lazer e o Ministério do Esporte, onde o Espírito Santo poderá sentir o efeito transformador na população, gerando entre os jovens um grande impacto social ocasionado pelo futebol.

O trabalho de base e a iniciação esportiva no futebol também são formas de incentivo ao investimento da iniciativa privada em programas de desenvolvimento do futebol e uma forma de promover o crescimento sustentado nos programas de formação de atletas, especialmente no caso do futebol feminino.

Para o Governo do Estado é importante que o Futebol Capixaba, volte a disputar o Campeonato Brasileiro de Futebol, para isso celebrou o CONVÊNIO ME/SECRETARIA DE ESTADO DE ESPORTE E LAZER DO ESPÍRITO SANTO - SESPORT/CONVÊNIO Nº 838493/2016 "PROJETO FUTEBOL EM TERRAS CAPIXABAS” cujo o valor global é da ordem de R$ 1.259.168,00 (um milhão duzentos e cinquenta e nove mil, cento e sessenta e oito reais).

    2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard