25/11/2010 13h51 - Atualizado em 05/05/2016 12h08

Conquistas e histórias de vida nos dois dias de disputas dos Jogos dos Idosos 2010

Alguns dizem que a vida de verdade começa após os sessenta, setenta anos. E nos Jogos dos Idosos, competição realizada na Fazenda Clube, em Santa Teresa, interior do Estado, promovido pela Secretaria de Estado de Esportes e Lazer (Sesport), os atletas da melhor idade provam que o ditado é a mais pura verdade. Os jogos, que envolveram 147 atletas, começaram na tarde desta quarta (24) e as competições foram encerradas no final da manhã desta quinta (26).

A maioria já está aposentada, mas descobriu agora, no auge da melhor idade, que é possível sair para passear, conhecer outras pessoas e praticar esportes. E disposição é o que não falta aos atletas, que às 8 horas da manhã, já se preparavam para cair na piscina para a prova de natação, com temperatura de 19ºC.

Por trás destes atletas estão histórias de superação e de vida, que podem servir de exemplo para muitos jovens. Um deles é Dona Dulce dos Santos, que participou da equipe de vôlei da Serra. Viúva há oito anos ela participa de um projeto promovido pela Secretaria de Ação Social da Serra, que além do esporte, oferece aulas de bordado, crochê e de alfabetização.

Aos 73 anos ela aprende a ler e escrever, mas já é experiente em competições esportivas e em passeios, que já a levaram até à Capital Federal. “Estou gostando muito desse evento. Nem estou lembrando dos afazeres de casa. O hotel é muito bom, a comida é maravilhosa. Estou muito feliz por estar aqui e fazer novas amizades”, contou Dona Dulce.

Com um jeito meigo e contagiante, ela cativa quem se aproxima para conversar. De imediato ela começa a falar sobre sua vida, da morte precoce do marido e dos sete filhos que ela criou e que estão casados. As competições e os passeios são assuntos preferidos de Dona Dulce.

“A molecada lá perto de casa quando joga bola me chama para dar uns chutes e me divirto. Os passeios, já foram muitos. Passeio por tudo lugar, conheço muitas cidades e Estados diferentes. Já fui a São Paulo, Brasília e muitos outros lugares bonitos”, descreve.

Outro exemplo de superação encontrado nos Jogos dos Idosos é o do senhor Karl Huber, de Itapemirim. Ele conquistou medalha de bronze, jogando dama. Medalha de bronze no jogo e de ouro no exemplo. Após uma superdosagem de remédios para controlar a pressão, o senhor Kaul teve complicações e perdeu a visão esquerda e enxerga apenas vultos com o olho direito. Mesmo assim, ele garante que se diverte na sua primeira participação no JEIs.

“É muito gostoso estar aqui. Eventos como esses são importantes porque nos dão condições de praticar esporte, sair de casa e conhecer novas pessoas. Quando estamos na primeira e na segunda idade temos essas oportunidades, mas quando chegamos na terceira idade, essas oportunidades diminuem ou até acabam”, revela.

Resultados:

Atletismo

1º - Alair Batista (Serra)

Bocha

1º - Eralto Cassilhas e Tercio Machado (Castelo)
2º - Fernando Martins e Lourival Devens (Aracruz)
3º - João Guerino Rocão e Adelqui Bronzeguini (José Gujannsk) (Santa Teresa)

Buraco

1º - Élson e Dominato (Cariacica)
2º - Siomara e José Leal (Serra)
3º - Jacy Gomes e José Gabriel (Castelo)

Dominó