30/07/2012 17h20 - Atualizado em 05/05/2016 13h02

Comitiva capixaba realiza primeiros contatos em Londres visando os Jogos Rio 2016

Enquanto os atletas capixabas se esforçavam para conquistar suas primeiras vitórias nas Olimpíadas de Londres neste sábado (28), a delegação capixaba enviada para a “Terra da Rainha” trabalhou intensamente durante todo o dia para fortalecer o projeto de tornar o Espírito Santo um local de treinamento Pré-Jogos Olímpicos Rio 2016. A primeira reunião do dia foi realizada entre o secretário de Estado de Esportes e Lazer Vandinho Leite e o presidente da Confederação Brasileira de Handebol, Manoel Luiz Oliveira.

Em visita ao Parque Olímpico, Vandinho e Manoel confirmaram o Espírito Santo como o primeiro local do Brasil que contará com um Centro Regional de handebol. E a parceria entre o Governo do Espírito Santo, Confederação Brasileira de Handebol e o Ministério do Esporte tem gerado bons frutos e voltado os olhares do Brasil para o modelo de gestão que o Espírito Santo tem desenvolvido.

“Conversei com o secretário nacional de alto rendimento do Ministério do Esporte, o Ricardo Leyser e ele disse que o Espírito Santo sairá na frente até mesmo de São Bernardo do Campo (SP) que será sede do Centro Nacional de Handebol. O Estado tem buscado parcerias, informações, profissionais e recursos para desenvolver a metodologia que vai formar novos talentos para o esporte”, revelou Oliveira.

O secretário Vandinho Leite reforçou que o objetivo é multiplicar as conquistas dos capixabas em diversos esportes, em especial no handebol já que é uma das modalidades mais praticadas nas escolas capixabas.

“O handebol já rendeu ao Espírito Santo resultados de importância nacional e internacional que foram capazes de nos colocar no mapa do esporte e da modalidade. Agora, precisamos oferecer a oportunidade para que essa modalidade continue nos projetando. Assim como a Alexandra Nascimento que hoje é uma importante atleta para a nossa seleção, com esse Centro Regional vamos poder formar novos talentos para as nossas seleções de base e principal”, pontuou.

Convidado para assistir a estreia do Brasil contra a Croácia – a seleção brasileira venceu por 24 a 23 - o secretário aproveitou para observar cada detalhe do ginásio que abriga os jogos do handebol nas Olimpíadas de Londres. Arquibancadas, cabines de imprensa, bancos de reservas, cadeiras especiais, acessos para cadeirantes e, principalmente, o piso utilizado para os jogos foram fotografados pelo secretário e servirão como experiência para fazer do Centro de Treinamento Jayme Navarro de Carvalho um espaço mais próximo do exigido pelos Comitês Olímpicos.

Reunião na Casa Austrália

Após o encontro com a Confederação Brasileira de Handebol, a comitiva capitaneada pelo secretário Vandinho Leite e composta pelo subsecretário de Estado de Esportes e Lazer Renato Oliveira, e pelo assessor de Assuntos Estratégicos da Sesport Wallace Valente, foi recebida na Casa Austrália pela Ministra do Esporte da Austrália, a senadora Kate Lundy e trocaram muitas informações com o conselheiro geral do Governo da Austrália, Kym Fullgrabe.

Clique aqui para ampliar!

Ao conselheiro, o secretário Vandinho Leite entregou uma edição do Guia ES 2016 que possui todas as informações técnicas das instalações capixabas aprovadas pelo Comitê Olímpico Brasileiro e pelo Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 como centros de treinamentos. O Guia foi traduzido para as versões em inglês, espanhol e francês, além do português.

“Importante porque os nossos atletas estão focados nas Olimpíadas de Londres e nós estamosusando informações de Londres para que 2016 possam trazer muitos frutos aos atletas capixabas e muitos legados para o Espírito Santo e para o esporte do Estado. Nós estamos trocando ideias, buscando experiências e modelos de gestão para que o nosso modelo seja tão profissional quanto esses que estamos conhecendo”, frisou Vandinho.

Neste domingo (29), o encontro será com o comitê britânico. O objetivo da reunião será a continuação das negociações iniciadas em Vitória, no mês de março, quando o diretor de jogos e serviços do Comitê Olímpico Britânico Mark England e a chefe de serviços para delegações Tanya Harris visitaram as instalações capixabas.

Na segunda-feira (30), às 9 horas, a reunião será com o governador do Estado australiano de Victória. Em pauta, estarão dicas de segurança, logística, transporte e instalações para treinamento Pré-Jogos. Nessa reunião, o secretário Vandinho Leite participará de uma mesa redonda onde serão debatidos os temas acima citados. Às 15 horas do mesmo dia, o secretário e a comitiva participarão de uma reunião com a Comissão Esportiva Australiana nomeada pelo governo australiano que desempenha o papel no desenvolvimento e operação do sistema esportivo na Austrália. Além disso, a reunião servirá para que as negociações com a Austrália ganhem sequência.

Na terça-feira (01), o dia será reservado para reuniões com demais países. A comitiva retornará para Vitória na quarta-feira (02).