03/11/2011 07h05 - Atualizado em 05/05/2016 12h15

Comissão australiana inspeciona infraestrutura esportiva do ES para Jogos Olímpicos 2016

Parte das instalações que o Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria de Estado de Esportes e Lazer (Sesport), cadastrou como opções de treinamento para o período preparatório para os Jogos Olímpicos do Rio 2016 passou por inspeções de representantes da Austrália. As visitas e reuniões técnicas foram realizadas nesta terça (01) e quarta-feira (02) por Tim Morris, diplomata da embaixada australiana, em Brasília e com Andrew Collin, vice-gerente de desenvolvimento de esportes, da Comissão Australiana de Esportes, a Ausport.

E a primeira impressão que os visitantes australianos tiveram foi descrita por eles mesmos como “impressionante” durante todo o período em que estiveram em solo capixaba. Acompanhados do secretário de Estado de Esportes e Lazer Vandinho Leite, Tim e Andrew conheceram de perto os investimentos que o Governo do Estado está realizando em infraestrutura esportiva.

Ao todo, estão sendo investidos R$ 127 milhões nas construções do Estádio Estadual Kleber Andrade, o Centro Olímpico Jayme Navarro de Carvalho, o Parque Tancredão e a Arena Esportiva e Cultural Riviera.

A comitiva foi recebida na residência oficial do governador Renato Casagrande, na manhã desta quarta-feira. O governador colocou o Estado à disposição da delegação da Austrália e reafirmou que os investimentos realizados em esporte são importantes para o desenvolvimento do Espírito Santo.



“Temos todas as condições de receber bem atletas e visitantes. Nossa determinação é consolidar o esporte como mecanismo de formação de atletas e de inclusão social, em programas que também descubram novos campeões”, disse o governador que depois ressaltou o quanto o Estado está credenciado a receber delegações para a fase de preparação pré-Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.

“Sabemos que temos um papel importante nestes grandes eventos esportivos internacionais. Nossa posição geográfica é privilegiada, temos cultura e gastronomia ricas, a serviço de qualquer grande delegação, sem dever nada a outras capitais”.

Diante do chefe do executivo do Espírito Santo e ao lado do também secretário de Estado de Turismo, Alexandre Passos, Andrew Collin agradeceu a receptividade e adiantou os pontos que mais se destacaram em sua avaliação.

“Vitória é impressionante, bem desenvolvida. Vamos dizer ao governo australiano que fomos bem recebidos e que gostamos muito do Espírito Santo. A colaboração entre secretarias e setores do turismo demonstra que os capixabas buscam o sucesso na organização e recebimento de um evento internacional”, contou.

Andrew quando questionado sobre suas primeiras impressões e sobre o prazo, para a decisão final do Comitê Australiano, foi sucinto e objetivo. “Essa não é uma decisão que será dada de imediata, mas acreditamos que após as Olimpíadas de Londres teremos um posicionamento oficial e vamos nos pronunciar sobre nossa escolha. Mas vale ressaltar que nossas delegações não ficam todas no mesmo lugar. Os treinadores avaliam cada opção e fazem suas escolhas”, explicou.

Tim Morris explicou que as modalidades de atletismo, natação, basquete, saltos ornamentais, lutas, vôlei e vôlei de praia, que são os esportes em que são referências e que são medalhistas nos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos, receberão atenção especial do Comitê.

Nas Olimpíadas de Pequim, em 2008, a Austrália conquistou 48 medalhas, sendo 16 de ouro, 15 de prata e 17 de bronze, o que garantiu aos australianos a sexta colocação no quadro geral de medalhas.

Ele disse que o Estado apresentou projetos e obras em execução que atendem as especificações desejadas pela Ausport. “Os investimentos que estão sendo feito estão garantindo infraestruturas esportivas de qualidade e que atendem as exigências não só nossas, mas das Confederações Internacionais. Mas vale ressaltar, que esses investimentos são fundamentais também para formação de novos valores e para a qualidade de vida para a população capixaba que nos recebeu muito bem”, disse Tim.

O diplomata deixou escapar o interesse australiano em realizar no Espírito Santo o período de preparação. Em tom de descontração e em português ele foi objetivo: “Sabemos que o Espírito Santo vai buscar contatos com outras delegações e isso é natural. Mas queremos muito que o Estado nos permita fazer aqui nossa preparação”, disse.

O secretário de Estado de Esportes e Lazer Vandinho Leite agradeceu aos representantes australianos e disse que o Espírito Santo está de portas abertas para receber os atletas de quaisquer delegações.

“Estamos muito empenhados em fazer do Estado um centro de treinamento para seleções. E a Austrália terá aqui todas as condições para treinar com qualidade, já que estamos bem localizados, a 50 minutos do Rio de Janeiro, e com o nosso clima que é semelhante ao carioca”, pontuou.

Vandinho destacou ainda que outros Comitês Olímpicos visitarão o Espírito Santo daqui pra frente, já que as instalações apresentadas ao Comitê Olímpico Brasileiro (COB), como opções de centros de treinamentos, receberam aprovação na primeira avaliação.

“Essa interlocução com o COB e a aprovação das nossas opções de centros de treinamentos nos colocará na mira de Comitês Olímpicos de vários países. Mas já estamos saindo na frente, buscando contatos, apresentando nossas estruturas e projetos para fortalecer a campanha do Espírito Santo. Temos todas as condições de sediar delegações olímpicas aqui, como o Andrew e o Tim deixaram claro”, concluiu Vandinho.

Visitas

Durante os dois dias de reuniões e visitas técnicas Tim Morris, diplomata da embaixada australiana, em Brasília e Andrew Collin, vice-gerente de desenvolvimento de esportes, da Comissão Australiana de Esportes, a Ausport, acompanhados do secretário Vandinho Leite e dos membros do Comitê Capixaba 2016, Rodrigo Ronchi e Wallace Valente visitaram seis instalações esportivas. Eles percorreram e conheceram as estruturas da Estação de Conhecimento Vale, Parque Tancredão, Estádio Estadual Kleber Andrade, Clube de Regatas Álvares Cabral, Centro de Treinamento Jayme Navarro de Carvalho (Sede da Sesport) e Iate Clube / Praia de Camburi. E ainda conheceram os hotéis Radisson e Quality.

Opções de centro de treinamento cadastradas pelo Espírito Santo

Álvares Cabral, UFES, AERT, AEST, Centro de Boxe Barradão, Clube Capixaba de Golf, Iate Clube do Espírito Santo, Estação Conhecimento Vale, Tartarugão, Ginásio Jones dos Santos Neves, Estádio Kléber Andrade, Centro Olímpico Jayme Navarro de Carvalho, Parque Tancredão, Centro Esportivo Municipal de Vitória e Complexo Esportivo Vila Velha foram os espaços esportivos cadastrados pelo Espírito Santo junto ao COB e que já receberam a pré-aprovação.

Confira a galeria de fotos da visita dos autralianos ao ES.

Estação Vale - Serra









Tancredão - Vitória







Recepção na residência oficial do governador Renato Casagrande




Projetos dos locais vistados




Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesport
Júnior Costa
(27) 9901-9914
(27) 3235-7192
www.sesport.es.gov.br
assessoria.sesport@gmail.com
Twitter: @sesport
Orkut: Comunicação Sesport
Youtube: Sesport

Assessoria de Comunicação
Governo do Estado do Espírito Santo
Rodolfo Harckbart
rodolfo.leal@seg.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard