27/07/2009 11h10 - Atualizado em 05/05/2016 11h43

Clínicas técnicas e palestras fecham a Semana Olímpica neste sábado (25)

Fechando a programação da Semana Olímpica, clínicas técnicas e palestras sobre o olimpismo serão ministradas neste sábado (25) para os professores que participaram das Olimpíadas Escolares do Espírito Santo. As atividades se dividem entre o Colégio Estadual e Colégio Salesiano. O evento é realizado em parceria entre a Secretaria de Estado de Esportes e Lazer (Sesport) e o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e busca difundir o movimento olímpico e a prática esportiva no Estado.

As palestras sobre olimpismo serão no auditório do Colégio Estadual em um horário pela manhã, das 8 às 10 horas, e um pela tarde, das 13 às 15 horas. Logo após as palestras acontecerão clínicas técnicas no Colégio Salesiano. As clínicas técnicas de voleibol e natação começam ás 10h30 vão até às 12 horas, pela tarde acontecem as clínicas de basquetebol e atletismo, das 15h30 às 17 horas.

A coordenadora do evento, Ana Paula Ferreira ressalta os valores do Olimpismo como respeito e amizade. “É importante saber os valores que o esporte ensina principalmente a respeitar as regras, as diferenças e aprender a trabalhar em equipe”, explica.

Nesta sexta-feira (24) os alunos do Colégio Municipal Professora Nice de Paula, de Boa Vista II, em Vila Velha, assistiram a quatro apresentações de um Teatro de Bonecos que contou a história do surgimento dos Jogos Olímpicos da Antiguidade até os jogos da era moderna reformulados pelo Barão Pierre de Coubertin, salientando para as crianças os ideais pregados pelo Movimento Olímpico.

A atriz e museóloga Nira Lima, responsável pelas atividades culturais do COB, falou sobre o propósito do espetáculo. “O objetivo é divulgar o movimento olímpico no Brasil. Esse tipo de atividade, como teatros e contos, pretende atingir principalmente as crianças, para iniciá-las na prática esportiva e passar os valores olímpicos de respeito ao adversário, respeito pelas regras, pelas diferenças étnicas e religiosas. No esporte não tem espaço para a discriminação. As crianças precisam aprender que seu adversário não é seu inimigo, elas precisam trabalhar o espírito de equipe”, disse.

O ator Lázaro Maciel se disse realizado ao trabalhar com crianças e explica como elas ajudam no espetáculo. “As crianças ajudam muito, pois elas participam e nós conseguimos prender a atenção delas, assim fica mais fácil transmitir a mensagem que nós queremos. É legal essa iniciativa do COB de contratar uma companhia de cada Estado para dar a cara de cada lugar nas apresentações”, explica.

Na platéia os alunos e professores ficaram atentos ao teatro, participando ativamente junto com os personagens. O menino Lucas Valadares assistiu ao teatro com muita atenção e disse o que aprendeu com a peça. “Gosto de esporte, tanto que quero ser jogador de futebol. Eu aprendi que o atleta tem que ter coragem, mas tem que ter disciplina e saber perder, pois no esporte um ganha e outro perde” conclui.

Programação:

Sábado – 25 de julho
Olimpismo e Clínicas Técnicas
8 horas às 10 horas: Palestra no auditório do Colégio Estadual
10h30 às 12 horas: Clínicas Técnicas de Voleibol e Natação
13 horas às 15 horas: Palestra no auditório do Colégio Estadual
15h30 às 17 horas: Clínicas Técnicas de Basquetebol
Público-alvo: Professores de Educação Física
Local: Auditório do Colégio Estadual
15h30 às 17 horas: Clínicas Técnicas e Atletismo
Local: Colégio Salesiano

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesport
Filipe Calmon
(27) 3314.3526/ 9901.9914
assessoria.sesport@gmail.com
Texto: Bruno Almeida
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard