Cerimônia de abertura marca início da etapa final estadual infantil dos Jogos Escolares
A cerimônia de abertura da
etapa final estadual infantil dos Jogos Escolares do Espírito Santo (JEES) foi
realizada nesta segunda-feira (22), no Sesc de Guarapari. A disputa vai
envolver as modalidades coletivas de basquete, futsal, handebol e vôlei. O
evento reuniu estudantes-atletas, professores, dirigentes e autoridades, dando
o pontapé inicial a um dos momentos mais aguardados da competição.
As partidas terão início nesta
terça-feira (23) e seguem até sábado (27), reunindo atletas de 12 a 14 anos. Ao
todo, 768 estudantes representam nesta fase 29 municípios e 45 escolas, distribuídos
por 64 equipes que disputam não apenas os títulos estaduais, mas também as
vagas para as fases nacionais dos Jogos Escolares.
Durante a cerimônia, o clima
foi de celebração e integração entre os participantes, que conquistaram a vaga
para Guarapari por terem sido campeões das oito regionais da competição,
realizadas entre os meses de maio e junho nos municípios de Cachoeiro de
Itapemirim, Guaçuí, Itarana, Linhares, Marechal Floriano, Nova Venécia, São
Mateus e Vitória.
A programação será intensa ao
longo da semana, com jogos diários no Sesc de Guarapari até sábado (27). Acesse
aqui a tabela. Após o encerramento da categoria infantil, o calendário prevê, a
partir da próxima segunda-feira (29), o início da disputa da categoria juvenil,
destinada a estudantes de 15 a 17 anos, também no mesmo local.
“É uma alegria enorme ver o
Sesc de Guarapari cheio de jovens atletas, representando tantos municípios e
escolas do nosso Estado. A cerimônia de abertura simboliza muito mais do que o
início de uma competição: ela celebra o esporte como ferramenta de educação e
formação de valores. Desejo muito sucesso a todos nesta fase decisiva dos Jogos
Escolares. Que cada estudante aproveite essa experiência, respeite seus
adversários e dê o seu melhor em quadra. Independentemente dos resultados,
todos já são vencedores por chegarem até aqui representando suas escolas e seus
municípios”, afirmou o secretário de Estado de Esportes e Lazer, Paulo Marcos
Lemos.
Modalidades individuais
Além das modalidades coletivas, os JEES 2026 contam com 16 modalidades
individuais, realizadas em etapas únicas entre os meses de maio e julho. Até o
momento, já foram realizadas as disputas de ciclismo, ginástica artística,
ginástica rítmica, karatê, natação, taekwondo, tênis de mesa, wrestling e
xadrez. No próximo domingo (28), será a vez do badminton.
Fases nacionais
Ao fim da competição estadual, os campeões das modalidades coletivas e
individuais asseguram vaga para representar o Espírito Santo nas fases
nacionais: o infantil nos Jogos Escolares Brasileiros (JEB's), em setembro, em
Brasília (DF), e o juvenil nos Jogos da Juventude, entre outubro e novembro, em
Foz do Iguaçu (PR).
Jogos Escolares
Promovidos pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Esportes e
Lazer (Sesport), os Jogos Escolares do Espírito Santo (JEES) têm a
finalidade de aumentar a participação de jovens em atividades esportivas em
todas as instituições de ensino públicas e privadas do Estado, além de promover
a ampla mobilização da juventude estudantil capixaba em torno do esporte.
A competição visa também a fomentar a prática do esporte escolar com
fins educativos, a possibilitar a identificação de talentos nas escolas e a
contribuir para o desenvolvimento integral do aluno como ser social, autônomo,
democrático e participante, estimulando o pleno exercício da cidadania, com a
aplicação de conhecimento e oportunidades de acesso às práticas esportivas
escolares.
Acompanhe os resultados da competição pelo
Instagram da Sesport (@sesportesoficial) e acesse aqui o calendário completo.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesport
Bruna Rodrigues / Rodolfo Mageste
(27) 99271-8222/ (27) 99309-9053
assessoria@sesport.es.gov.br
Facebook: Sesport-ES
Instagram: @sesportesoficial