20/12/2010 11h56 - Atualizado em 05/05/2016 12h08

Centro de Treinamento Jayme Navarro de Carvalho aos poucos ganha cara nova

O Centro de Treinamento Jayme Navarro de Carvalho, sede da Secretaria de Estado de Esportes e Lazer (Sesport), em Bento Ferreira, Vitória, aos poucos está ganhando cara nova. Isso porque o espaço está em reforma e, em breve, abrigará novas instalações que vão tornar o local o primeiro complexo esportivo do Espírito Santo para treinamento dos atletas capixabas de alto rendimento.

A área que hoje abriga dois ginásios poliesportivos, um com piso oficial e com medidas exigidas pelas Confederações Brasileiras, uma academia equipada que é usada por atletas e pela comunidade, receberá a partir do próximo ano, dois novos ginásios – um para lutas e outro para ginástica, ambos equipados e aparelhados -, duas quadras de areia para a prática de voleibol e a reforma e ampliação do parque aquático, além da nova sede administrativa da Sesport, que contará ainda com um auditório para eventos, palestras e cursos de capacitação.

Todo esse processo está sendo colocado em prática por etapas e está sendo gerenciado pelo Instituto de Obras Públicas do Espírito Santo(Iopes). A primeira fase da reforma foi a substituição do muro que rodeava a Sesport por um gradil, que dá visibilidade ao interior do CT.

A segunda fase foi a construção da calçada cidadã em volta do complexo. Essa calçada permite que as pessoas que caminham no entorno do CT possam fazer seus exercícios com segurança e qualidade, pois elas não precisam transitar entre os veículos que trafegam pelo local. E a estrutura ainda oferece aos deficientes visuais um local sinalizado para caminhar com segurança.

A reforma e ampliação da sede administrativa da Sesport também entra nessa segunda fase. Atualmente, estão sendo finalizados os trabalhos para que o novo espaço seja entregue nos primeiros meses de 2011. A vantagem da nova sede é que todos os setores estarão integrados em um único local, que facilita a visitação e a comunicação entre os eles.

As próximas fases são as construções e reforma dos novos espaços, que já estão em fase final de orçamento. O processo está no Instituto de Tecnologia da Ufes (Itufes), que faz a avaliação e comparação de valores no mercado quando o assunto são as obras públicas do Espírito Santo.