15/02/2013 08h59 - Atualizado em 05/05/2016 13h15

Casagrande visita Kleber Andrade e vê estádio ganhar novas formas

O governador Renato Casagrande visitou, na manhã desta sexta-feira (15), as obras do Estádio Estadual Kleber Andrade e gostou do que viu. O maior palco do esporte capixaba está ganhando forma e já tem a Arquibancada B, concluída. A obra atingiu 40% de seu total e tem previsão para inauguração em fevereiro de 2014. O investimento do Governo do Estado na nova praça ultrapassa os R$ 90 milhões e, além do futebol, atenderá ao atletismo e contará com um prédio educacional com estrutura para a prática de esportes e projetos sociais.

“O Kleber Andrade é mais que um campo de futebol, é um complexo esportivo e será usado como um instrumento de inclusão social. Hoje são 330 pessoas trabalhando. E em três meses esse número vai chegar a 600. Cariacica e todo o Espírito Santo merecem um investimento deste porte. Serão 22 mil lugares, pista de atletismo, tudo atendendo às normas necessárias para grandes competições”, explicou Renato Casagrande.

Quando pronta, a construção terá mais de 350 metros de largura possuindo um pórtico monumental de acesso com mais de 80 metros de comprimento, chegando, o anel coberto, a uma altura superior a 30 metros.

Segundo o secretário de Esportes e Lazer, Vandinho Leite, a nova praça será fundamental para incluir o Espírito Santo nos grandes eventos esportivos que o Brasil sediará em 2014 e 2016. “A estrutura que o Kleber Andrade irá oferecer ajudará o Espírito Santo a entrar no mapa da Copa do Mundo e das Olimpíadas. Além de um belo estádio, teremos uma pista de atletismo Classe 1, a maior classificação entre as pistas. Toda estrutura, aliada ao esforço do Governo do Estado, vai colocar o Espírito Santo na rota desses eventos", afirmou.

As obras do Kleber Andrade, que são conduzidas peIo Instituto de Obras Publicas (Iopes), abrigará até 22.000 espectadores em sua configuração final. A estrutura é dividida em dois grandes setores de público. O estádio contará com Palco e Concha Acústica para eventos multiculturais, além do campo de futebol com medidas oficiais.

O diretor de edificações do Iopes, Luís Carlos Casotti, destacou que a obra é complexa e exige diversas frentes de trabalho simultâneas. "Já concluímos a concretagem da arquibancada do Setor B e iniciamos a arquibancada do Setor A. A estrutura das rampas de acesso também está concluída. Neste momento, trabalhamos na estrutura da concha acústica, nos sanitários e na suspensão das estruturas metálicas para a cobertura”, descreveu.

Conceito Verde

O novo estádio está sendo implantado em área superior a 85.000 m² localizado no terreno remanescente da ocupação do antigo estádio do Rio Branco. Em suas áreas verdes, há espaços para desenvolvimento de atividades esportivas em quatro quadras adicionais totalmente integradas à natureza em mais de 25.000 m² de área permeável, valorizando o conceito de um “estádio verde”.

Este conceito fundamental norteou todo o trabalho de intervenção e criação para o projeto. Trata-se de uma proposta “verde”, ecoeficiente, projetada dentro de um conceito de sustentabilidade, onde montanhas e vazios no entorno favorecem a transparência visual em harmonia com a topografia local.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesport
(27) 9901-9914
(27) 3235-7192
www.sesport.es.gov.br
assessoria.sesport@gmail.com
Twitter: @sesport
Facebook: Asscom Sesport
Orkut: Comunicação Sesport
Youtube: Sesport
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard