04/10/2011 12h38 - Atualizado em 05/05/2016 12h15

Caravana Esportiva será lançada para beneficiar capixabas de todo o Estado

A partir do próximo sábado (08), às 8h30, o Espírito Santo vai conhecer mais um importante projeto da Secretaria de Estado de Esportes e Lazer (Sesport), a Caravana Esportiva. O objetivo principal é levar qualidade de vida, inserção e inclusão social aos capixabas de todo o Espírito Santo que não possuem acesso ao esporte e lazer. E a primeira Caravana Esportiva levará um leque de opções aos moradores do bairro Porto Canoa, na Serra.

Serão cincos dias de programação variada que vai contar com as presenças de atletas capixabas que são referências em diversas modalidades esportivas, como o Fábio Luiz no vôlei de praia, Buru e Bruno Malias no futebol de areia, Rodrigo Lacraia no futevôlei e as bodyboarders Neymara Carvalho e Maylla Venturin.

Entre uma atração e outra serão oferecidas atividades para a comunidade local e de bairros vizinhos, como Barcelona, Serra Dourada I, II e III, Maringá, El Dourado, Civit, Mata da Serra, Novo Porto Canoa e região.

Além de oficinas com os atletas de alto rendimento, a Caravana Esportiva terá torneio de escolinhas de futebol de areia e extensas atividades do programa Esporte Pela Paz, que integram a programação exclusiva em comemoração ao Dia das Crianças, comemorado na quarta-feira, dia 12.

Os serranos ainda poderão acompanhar os desafios que acontecerão na arena que será montada na Praça Principal de Porto Canoa, na Serra.

Clique aqui para ampliar!

O principal deles será o Desafio Internacional de Futebol de Areia entre a Seleção Capixaba, atual campeã brasileira, e o Uruguai. De um lado estarão jogadores do naipe Marquinhos e Ciro (goleiros); Rui, Duda, Buru, Patrick, Jô, Diego, Juninho, Bruno Xavier, Bruno Malias e Rafinha, que já foram convocados pelo técnico Índio.

Do outro, nomes como Diego e Gustavo (goleiros); Gonzalo, Ricar, Rodrigo, Dario, Marcelo, German, Nicolas e Fabrício, relacionados pelo técnico Fernando Rosa.

Clique aqui para ampliar!

Outros dois desafios prometem esquentar a arena de Porto Canoa. Serra e Rio Branco se enfrentam no futebol de areia, enquanto duplas masculinas do Espírito Santo duelam no vôlei de praia.

A arena também receberá a 4ª Etapa do Campeonato Estadual de Futevôlei, que será realizado no sábado e no domingo (09) e envolverá atletas das categorias open, máster e mista.

O secretário Vandinho Leite destacou a importância do evento e como ele levará benefícios para os capixabas de todo o Estado. “Os atletas de alto nível que participarão do evento são os nossos aliados no objetivo principal da Caravana Esportiva, que é levar oportunidades para aqueles que não possuem acesso ao esporte e lazer e que se encontram em áreas de maior vulnerabilidade social, em risco iminente de ter contato com criminalidade, com as drogas. Grande parte desses atletas são beneficiados por programas de incentivo da Sesport, como o Bolsa Atleta Capixaba. São os casos de Buru, Bruno Malias, Fábio Luiz, Neymara Carvalho e Maylla Venturin. Essa primeira será o lançamento do projeto, que será estendido para os 78 municípios capixabas de forma gradativa”, descreveu.

Esporte Pela Paz

Durante a solenidade de lançamento do projeto Caravana Esportiva, aprovado pelo governador Renato Casagrande, o secretário de Estado de Esportes e Lazer Vandinho Leite apresentará os núcleos do projeto Esporte Pela Paz, que está levando qualidade de vida e inclusão por meio de modalidades esportivas para crianças e adolescentes com idade entre 6 e 17 anos, nas 20 regiões de maior vulnerabilidade social da Grande Vitória.

Na Serra, o projeto está oferecendo atividades em Nova Almeida, Jacaraípe, Vila Nova de Colares e Jardim Carapina. Em Vila Velha, o projeto é oferecido nos bairros Terra Vermelha, São Torquato e Vale Encantado.

O projeto é desenvolvido em parceria entre a Sesport e entidades públicas e privadas, que recebem núcleos de atividades esportivas. Os núcleos deverão atender aproximadamente 200 crianças e adolescentes, com carga horária dos profissionais que trabalharão nos núcleos de 20 horas semanais.

O horário de funcionamento dos núcleos, suas modalidades esportivas e complementares serão determinados de acordo com a especificidade de cada comunidade e colaborador.

Cada núcleo vai oferecer uma modalidade esportiva e recreativa, de acordo com os parceiros, com o atletismo, badminton, basquetebol, ciclismo, futebol de areia, futebol de campo, futsal, bodyboarding, ginástica artística e ginástica rítmica, futebol americano, vôlei, vôlei de praia, handebol, kickboxing, judô, boxe, jiu-jitsu, natação, surf, xadrez, capoeira e dança.

Programação da Caravana Esportiva

Sábado (08/10)
8h30 – Lançamento do projeto Caravana Esportiva
9h30 horas – Desafio Internacional de Futebol de Areia (Seleção Capixaba x Uruguai)
14 horas – 4ª Etapa do Campeonato Estadual de Futevôlei.
20 horas – Jogo exibição de futevôlei com Rodrigo Lacraia e Bruno.

Domingo (09/10)
8 horas – Finais da 4ª Etapa do Campeonato Estadual de Futevôlei.
14 horas – Torneio de escolinhas de futebol de areia da Serra
20h30 – Desafio de Futebol de Areia entre Serra x Rio Branco

Segunda-feira (10/10)
Manhã – Atividades do Esporte Pela Paz
Tarde – Atividades do Esporte Pela Paz
Noite – Atividades do Esporte Pela Paz

Terça-feira (11/10)
Manhã – Atividades do Esporte Pela Paz
Tarde – Atividades do Esporte Pela Paz
20 horas – Jogo de exibição de vôlei de praia entre Fábio Luiz e Luana x Marcela e Billy.

Quarta-feira (12/10)
8 às 14 horas – Comemoração do Dias das Crianças/Desafio de duplas de Vôlei de Praia
14 às 15 horas – Oficina de vôlei de praia com Fábio Luiz
15 às 16 horas - Oficina de futebol de areia com Buru e Bruno Malias
16 às 17 horas - Oficina de futevôlei com Rodrigo Lacraia e Bruno
*Participação das bodyboarders Neymara Carvalho e Maylla Venturin.