16/12/2012 14h06 - Atualizado em 05/05/2016 13h14

Caravana Esportiva e Cultural: Rio Branco/ Projecta leva o bi no Brasileiro de Futebol Soçaite

Com muitos gols, atrações culturais e socio-esportivas, a Caravana Esportiva e Cultural encerrou a sua nona edição, neste domingo (16), coroando os capixabas do Rio Branco/ Projecta como bicampeões do Campeonato Brasileiro de Futebol Soçaite. Na decisão, o time capa-preta venceu os gaúchos do Acadêmicos da Bola, por 2 a 1, na arena montada na pracinha de Nova Almeida, em Serra.

Depois de entregar as medalhas e troféus aos vencedores, o secretário de Estado de Esportes e Lazer, Vandinho Leite, parabenizou os campeões e falou sobre o projeto da Caravana. "Estou muito feliz por entregar este prêmio a um time capixaba. É a segunda vez que a Secretaria de Esportes e Lazer traz a Caravana para Nova Almeida e vamos continuar apoiando competições de alto rendimento no nosso Estado. No futebol soçaite, temos o projeto Campo Bom de Bola, que até o fim de 2013 deverá construir 150 campos em todo os Espírto Santo, para incentivar a atividade esportiva, o lazer e, porque não, alavancar a modalidade no Estado", destacou Vandinho.

A decisão

O Rio Branco/ Projecta teve que suar para bater a equipe dos Acadêmicos da Bola. Em um jogo nervoso, com bola na rede apenas no primeiro tempo, o Capa-preta saiu na frente com o gol de Rincón. Os gaúchos não demoraram para reagir e empataram o jogo com o artilheiro do campeonato, David, que anotou oito gols durante o torneio. Antes do fim do primeiro tempo, entretanto, Rafinha colocou o time capixaba na frente.

O segundo tempo foi de pressão da equipe gaúcha e chances desperdiçadas pelo contra-ataque capixaba. Jogando recuado, o Rio Branco/ Projecta segurou a pressão até o fim e comemorou o seu segundo título da competição. O destaque da partida, foi o goleiro capixaba Ciro, que operou verdadeiros "milagres" para evitar o gol de empate.

A atuação de gala rendeu ao arqueiro a premiação de melhor goleiro da competição. "O nosso adversário vem de uma escola de futebol muito forte, são rápidos e habilidosos e isso valorizou o nosso título. O diferencial do Rio Branco/ Projecta foi a determinação e o foco com que encaramos todas as partidas. Estou muito feliz de ter participado da Caravana, pois jogamos em casa, com o apoio da nossa família e, sem dúvida, a garotada que vem nos assistir fica motivada a praticar esportes. Isso é muito bom", opinou o goleiro.

O jogador Rincón, autor do primeiro gol na decisão, foi eleito o craque do Brasileiro e o treinador Dante Turra, dos Acadêmicos da Bola e da Seleção Brasileira, o melhor técnico. Quatorze equipes participaram da 14ª edição do Campeonato Brasileiro de Futebol Soçaite.

Preliminar

Antes da partida que decidiu o título brasileiro, um amistoso entre os núcleos do programa Esporte pela Paz de Nova Almeida, Projeto Gaivotas e Instituto Metodista, alegrou a arena de Nova Almeida. O jogo fez parte das programações socio-esportivas da Caravana Esportiva e Cultural, que incluiram oficinas de futebol soçaite e capoeira, além de muita diversão.

O amistoso foi vencido pelo Projeto Gaivotas, por 3 a 1, mas para o camisa seis, Bruno Lucas, de 12 anos, o resultado não teve muita importância. "Foi muito legal poder jogar contra o Metodista. Não fiz gol, mas pudemos jogar na arena e nos divertir com nossos amigos. Já faço parte do Projeto há seis anos e desde que o programa Esporte pela Paz começou a funcionar no nosso bairro, as coisas melhoram muito. Agora, temos uniformes e materiais novos, não falta nada", conta.

Atrações Culturais

Nem só de bola rolando foi feita a Caravana Esportiva e Cultural. Dois shows agitaram a pracinha de Nova Almeida, após a rodada de abertura, na quinta-feira (13) e, também, no sábado (15). Os shows ficaram por conta da sambista Kátia Rocha e do Grupo Orobó.

Caravana Esportiva e Cultural

A Caravana Esportiva e Cultural é uma realização da Secretaria de Estado de Esportes e Lazer (Sesport) e da Secretaria da Cultura e continua trazendo ao Espírito Santo competições de alto rendimento. O objetivo é aproximar os capixabas de ídolos das diversas modalidades esportivas, além de oferecer atividades culturais para o público.

Esporte pela Paz

O projeto Esporte pela Paz faz parte do Programa Estado Presente Em Defesa Da Vida, do Governo do Estado, e tem como objetivo oferecer atividades esportivas para crianças e adolescentes de 6 a 17 anos como forma de prevenção à criminalidade.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesport
Sérgio Rangel
(27) 9901-9914 / (27) 3235-7192
www.sesport.es.gov.br
assessoria.sesport@gmail.com
Twitter: @sesport
Orkut: Comunicação Sesport
Youtube: Sesport
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard