21/10/2010 14h55 - Atualizado em 05/05/2016 12h07

Capixaba vai integrar a Seleção Brasileira de Ginástica Rítmica

Jéssica Silveira dá sequência à tradição do Espírito Santo na Ginástica Rítmica e é a mais nova integrante da seleção brasileira de conjuntos. A capixaba, de 17 anos, participou de uma triagem, no início do mês, em Aracaju (SE), junto com mais seis atletas, no qual apenas duas ganhariam o direito de treinar com a Seleção, no nordeste, para o Pré-Pan, que será disputado no México, em novembro.

A bolsista do programa de incentivo ao esporte, desenvolvido pela Secretaria de Estado de Esportes e Lazer (Sesport), o Bolsa Atleta Capixaba, não enfrentou o desafio sozinha. Em Aracajú (SE), Jéssica passou pelo crivo ao lado de outras duas ginastas capixabas: Samira Zumak e Luísa França. Agora, a mais nova integrante da equipe nacional vai poder competir ao lado de Ana Paula Ribeiro, ginasta de Guarapari. Pâmela Oliveira, do Paraná, também foi selecionada.

Já vestida com a camisa amarela da seleção, Jéssica Silveira disse que não sabia o que esperar dos testes, mas afirmou que seu perfil era o que os técnicos procuravam e isso a deixou confiante para conquistar a vaga.

“Não tinha como saber quem seria escolhida, os treinadores só conversavam em uma sala. Mas tinha muita esperança de ficar, porque eles gostam de meninas altas e eu tenho esse perfil, o que me deixou mais confiante para conseguir”, disse a atleta de 1,69m.

Aprovada nos exames, a ginasta vive a expectativa de partir para capital sergipana, onde treinará com as futuras companheiras de tablado. Sem data marcada para o embarque, ela se prepara para os novos desafios que vai enfrentar com a mudança para o Nordeste.

“É uma mudança muito grande porque agora vou morar em outro Estado, longe da minha família e com novos treinadores. Mas tenho que ir porque é um sonho estar na Seleção”.

A ginasta também contou dos planos que pretende seguir em sua carreira: “Primeiro, quero ser titular na seleção, vou trabalhar muito para isso. Segundo, ir para o Pan-Americano, no qual só viajam as titulares. E, por último, ir para as Olimpíadas do Rio de Janeiro, em 2016, que é o sonho de toda ginasta representar o Brasil e poder fazer meu melhor em uma Olimpíada”, finalizou.

Os primeiros passos

Jéssica Silveira começou a praticar a ginástica rítmica em uma escolinha da Universidade de Vila Velha (UVV). Há cerca de quatro anos, ela se transferiu para o Clube dos Oficiais, onde conheceu sua atual treinadora, Ângela Tardin. Orgulhosa de assistir sua pupila indo longe no esporte em que atua, a técnica não esconde a satisfação de fazer parte da formação da ginasta.

“É gratificante ver uma menina que treina tanto, trabalha de mais e abre mão de tanta coisa para chegar ao seu sonho, que é a Seleção Brasileira. Fico muito gratificada de fazer parte disso tudo”. Tardin revelou, ainda, como foi o momento em que recebeu a notícia da atleta.

“Ela me avisou pelo Orkut (rede social), e quando recebi a notícia, disse para ela: ‘que bom e que pena’. Porque se o objetivo era esse, ficamos felizes por ela. Mas, vamos sentir muitas saudades, já que, por causa dos treinos, Jéssica fica muito com a gente, e nos sentimos como uma família!”.

Texto: Sérgio Rangel