09/10/2013 10h32 - Atualizado em 05/05/2016 13h33

Capixaba conquista competição de triathlon no México

Bruno Damacena mostra um largo sorriso depois de voltar do México. Isso porque o triatleta capixaba faturou a primeira colocação na competição “Cozumel Triathlon Itu World Cup”, categoria 30 a 34 anos, realizado no último sábado (05). Ele viajou com o incentivo do programa Compete ES, que concede passagens aéreas para que atletas do Espírito Santo possam disputar competições dentro e fora do Brasil.

O capixaba conta como foi a experiência em participar desse torneio. “Foi a prova mais difícil que já disputei. Muitos atletas tiveram dificuldades em terminar devido ao forte calor e a distância que tínhamos que percorrer”, disse o triatleta que nadou 750 metros, pedalou 20 km e correu mais 5 km.

Mesmo competindo há apenas dois anos, Bruno fala das suas projeções futuras. “Já estou preparando, junto com meu técnico, uma planilha para o calendário do ano que vem. Preciso ganhar mais experiência para atingir o auge com a bandeira do Espírito Santo. Atualmente tem muitos atletas de alto nível próximo aos 40 anos. O segredo é ter paciência e perseverança”.

Bruno mostra o troféu que ganhou e ainda agradece a todos que apoiaram em sua viagem, “Agradeço a Deus, o Governo do Estado e meus patrocinadores pelas oportunidades que me proporcionaram”.

O secretário de Estado de Esportes e Lazer, Vandinho Leite, parabeniza o atleta e explica a importância do investimento em passagens aéreas. “Chegamos ao quarto ano do programa com o maior apoio em viagens para atletas e para-atletas da história do Espírito Santo. Estamos ampliando os incentivos para que a força do esporte capixaba seja reconhecida mundialmente assim como estamos vendo o exemplo do triatleta Bruno Damacena que tem desempenhado a modalidade com maestria".

Compete ES

O Programa Compete ES, desenvolvido pela Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Sesport), está em sua 4ª edição e, este ano recebeu o maior investimento na compra de passagens aéreas para que esportistas de alto rendimento possam representar o Estado em competições nacionais e internacionais. Neste ano, o investimento no programa será de R$ 1,5 milhão e irá beneficiar aproximadamente 1.500 atletas.

Kárita Iana
Facebook: Asscom Sesport