06/09/2013 12h12 - Atualizado em 05/05/2016 13h30

Capital do Estado recebe adequação da Praça Saudável

Vitória também está entre os municípios capixabas beneficiados com o Praça Saudável. Nesta sexta-feira (06) a Secretaria de Estado de Esportes e Lazer (Sesport) entregou a 44ª unidade do projeto na cidade. O espaço conta com 17 equipamentos para a prática de atividades físicas, no bairro Ilha de Santa Maria. Os investimentos ultrapassam R$ 65 mil.

Moradores do bairro ficaram satisfeitos com a novidade. “Moro aqui há três anos e esse é o projeto mais bacana que vi sendo implantado. A criançada está adorando. Tenho dois filhos, uma de três e outro de nove anos de idade, que estão muito felizes com os brinquedos. E da academia quem vai aproveitar é minha esposa que já vai se matricular amanhã. Olha a quantidade de benefícios que esse projeto trouxe. Agora é a comunidade aproveitar e cuidar da praça”, disse o operador de caldeira, Carlos Simer.

Já para a moradora Alessandra da Conceição Braz, que tem na praça sua fonte de renda mensal, os próximos meses podem ser de mais lucratividade. “A praça agora é outra coisa. O ambiente que antes era mal frequentado, agora ficou mais familiar. A academia e os brinquedos para as crianças vão trazer mais gente para a praça, e mais clientes para os donos de barracas. A praça agora não está mais abandonada e a tendência é ficar cada vez melhor”, disse a dona de uma barraca de churrasquinho.

“Essa é a nossa meta. Integrar as famílias em um espaço de lazer e promoção da saúde por meio de exercícios físicos. Ainda temos 77 adequações para fazer em todo o Estado e 45 novas praças para construir. Isso é sinônimo de mais qualidade de vida a população. Porque uma comunidade que pratica atividades físicas é uma comunidade mais saudável”, ressalta o secretário de Estado de Esportes e Lazer, Vandinho Leite.

O município de Vitória também conta com quatro núcleos do Campeões de Futuro, que funcionam em parceria com a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), e mais de oito núcleos do Esporte Pela Paz. Os dois projetos oferecem atividades gratuitas para crianças e adolescentes com idade entre 6 e 17 anos.

Praça Saudável

O projeto consiste em duas categorias: Adequação e Construção. Na primeira, o objetivo é readequar 121 praças já existentes fazendo a instalação de estrutura adequada para a realização de atividades físicas. Na segunda categoria, o projeto visa à construção de 45 novas praças também adequadas para a prática de exercícios. O investimento total será de mais de R$ 40 milhões.

Adequação: ao todo, são 17 equipamentos com sobrecarga (peso) indicados para utilização de crianças, adolescentes, adultos, terceira idade e pessoas com mobilidade reduzida. Além dos aparelhos, o município receberá um kit de avaliação física, que contém balança, fita de medição física e aparelho para aferir pressão arterial.

Os alunos que participarão das atividades receberão uniformes e fichas contendo as séries montadas por profissionais de Educação Física que farão o atendimento gratuitamente da comunidade.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesport
Kárita Iana
(27) 9901-9914 / (27) 3636-7027
assessoria.sesport@gmail.com
www.sesport.es.gov.br
Twitter: @sesport
Youtube: Sesport
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard