24/09/2010 06h54 - Atualizado em 05/05/2016 12h07

Capacitação de professores do Campeões de Futuro movimenta Sesport

O primeiro dia do curso de capacitação para coordenadores e estagiários do Projeto Campeões de Futuro reuniu cerca de 150 pessoas na sede da Secretaria de Estado de Esportes e Lazer (Sesport), em Vitória, na tarde desta quinta-feira (23). Em uma estrutura montada especialmente para o evento os presentes puderam trocar experiências e assistir à palestra do idealizador do projeto, Fábio Luís Loureiro.

Criado em 2008, o Campeões de Futuro oferece inclusão social, através do esporte gratuito, para crianças e adolescentes capixabas, com idade entre 7 e 17 anos, em todos os 78 municípios do Estado e já atendeu a 17 mil pessoas. Responsável pela abertura do curso, a secretária de Estado de Esporte e Lazer, Lenise Loureiro, apresentou os projetos e ações desenvolvidos pela Sesport e falou sobre a importância da realização da capacitação para os envolvidos com o Campeões de Futuro.

“Estamos oferecendo este treinamento aos novos professores e estagiários que vão trabalhar nos novos núcleos do Campeões de Futuro, para que entendam a essência desse projeto de inclusão social. Queremos passar para todos a importância de um trabalho que tem como objetivo educar por meio do esporte”, explicou.

Já o professor Fábio Luís Loureiro, responsável pela concepção do projeto, ministrou a palestra: Inclusão Social. Durante a exposição, profissionais e estagiários ouviram do professor a responsabilidade e os desafios do desenvolvimento de um projeto social.

“O maior desafio é se apropriar do que vem a ser um projeto social. Além disso, vocês vão estar a quilômetros de distância um do outro e tendo que passar o mesmo pensamento. Mas, a primeira responsabilidade que vocês têm no Campeões de Futuro é assumir as questões sociais e ensinar a essas crianças”.

No encerramento do primeiro dia do curso, o professor Leonardo Miglinas apresentou um vídeo sobre a participação dos para-atletas capixabas nas Paraolimpíadas Escolares 2010, disputadas em São Paulo, e fez uma homenagem a todos os medalhistas e à Secretaria pelo apoio e o reconhecimento das modalidades paraolímpicas.

Nesta sexta-feira (24), serão realizadas clínicas esportivas, que acontecem em três locais diferentes na Capital capixaba: no Centro de Treinamento Jayme Navarro de Carvalho, no Instituto Técnico Federal do Espírito Santo (Ifes) e na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).

Para fechar o curso de capacitação, o auxiliar da Seleção Brasileira de Handebol, Ivan Bruno Maziero, apresentará a palestra “Estruturação e Planejamento: Conceitos e propostas para formação de uma equipe de Handebol”, que acontece na sede da Sesport, às 19h30, na tenda montada ao lado do Ginásio Jayme Navarro de Carvalho, nesta sexta (24).

Sexta-feira (24)

8h30 – Comemoração “Dia do Estagiário” - apresentação de ginástica rítmica
9h30 – Clínicas esportivas nas modalidades: atletismo, basquetebol, capoeira, futebol de areia, futsal, futebol de campo, ginástica rítmica, handebol, lutas e vôlei
19h30 – Palestra de Ivan Bruno Maziero, auxiliar técnico da Seleção Brasileira de Handebol. Tema: Estruturação e Planejamento. Conceitos e propostas para formação de uma equipe de handebol.

Texto: Sérgio Rangel