04/11/2011 13h08 - Atualizado em 05/05/2016 12h15

Campo Bom de Bola será construído na Praça da Paz em Aracruz

A Praça da Paz, em Aracruz, terá um novo equipamento esportivo. A ordem de serviço para a construção do Campo Bom de Bola no local foi assinada na noite desta quinta-feira (03), pelo secretário de Esportes e Lazer, Vandinho Leite e o prefeito da cidade, Ademar Devens. Na obra serão investidos R$ 210.698,58, repassados por meio de convênio.

O campo possui grama sintética, alambrado e iluminação, o que permite o uso por grande período, sem paralisação para manutenção. Pode abrigar projetos de inclusão social, inclusive as voltadas para a terceira idade.

No local onde será construído o novo equipamento, o secretário foi recebido pelo prefeito Ademar Devens e por moradores da região, que acompanharam a cerimônia.

O secretário informou que o campo em Aracruz está na lista das 130 obras na área de esportes e lazer autorizadas pelo governador Renato Casagrande, e que fazem parte do projeto de reestruturação esportiva no Espírito Santo.

Clique aqui para ampliar!

“Temos hoje, em execução e outras planejadas, 130 obras, somente na área de esportes e lazer, autorizadas pelo governador Renato Casagrande. São investimentos que nos garantem oferecer qualidade de vida e inclusão social para os capixabas de todos os municípios. Nesta relação estão incluídas também os grandes projetos como o Estádio Estadual Kleber Andrade, o Centro de Treinamento Jayme Navarro de Carvalho, o Parque Tancredão e a Arena Esportiva e Cultural Riviera”, disse.

“São obras grandiosas e que juntas recebem investimentos de R$ 127 milhões em infraestrutura esportiva. Mas o Campo Bom de Bola também é muito importante porque promove a integração social. É um espaço sustentável, que pode funcionar 24 horas por dia, sete dias por semana, já que é um espaço iluminado, possui grama sintética e sem vandalismo e com o uso consciente, nos primeiros três anos não precisa de manutenção”, confirmou.

Clique aqui para ampliar!

O prefeito Ademar Devens disse que Aracruz tem recebido importantes investimentos do Governo do Espírito Santo. E o Campo Bom de Bola é um dos projetos mais importantes para os moradores. “O Governo do Estado é um grande parceiro do município de Aracruz. E a Secretaria de Esportes e Lazer tem nos direcionado importantes investimentos de infraestrutura que vai nos permitir oferecer inclusão social e integração. Esse é um projeto tão completo que estamos avaliando construir novas unidades do Campo Bom de Bola em Aracruz”, concluiu o prefeito.

Além da ordem de serviço para a construção do Campo Bom de Bola, a solenidade foi marcada também pela entrega de materiais esportivos e uniformes ao projeto de inclusão social do Governo do Estado, o Campeões de Futuro.

Em Aracruz o projeto funciona desde 2008, onde foi implantado o primeiro núcleo do Campeões de Futuro, que hoje já beneficia 22 mil crianças e adolescentes com idade entre 6 e 17 anos em todo o Estado. O município atende a 100 meninas com aulas gratuitas de ginástica rítmica.

A pequena Geovana Santos Silva, de 09 anos de idade, ex-aluna do núcleo de ginástica de Pinheiros e que hoje treina na sede da Sesport em Vitória ao lado das meninas do alto rendimento, realizou uma apresentação para as alunas do projeto na cidade. Geovana foi festejada pelas meninas.

Campeões de Futuro

O Projeto Campeões de Futuro oferece esporte gratuito para crianças e adolescentes capixabas, com idade entre 6 e 17 anos por todo o Estado. O objetivo é oportunizar aos alunos a prática esportiva aliada à educação e afastá-las do risco social e o envolvimento com a criminalidade.

O Campeões de Futuro não visa formar talentos esportivos de alto rendimento para o futuro, mas não nega que, em alguns núcleos do Estado, eles aparecem e se destacam em competições estudantis.

O trabalho desenvolvido em parceria com as prefeituras municipais oferece todas as condições para a execução das atividades. Enquanto a Prefeitura disponibiliza o espaço e o profissional (formado em Educação Física), a Secretaria de Estado de Esportes e Lazer (Sesport) oferece equipamentos, uniformes, estagiários e qualificação profissional.

O projeto foi criado em 2008 e segue em fase de multiplicação. Em médio e longo prazo, a meta do Governo do Estado é inserir 100% das crianças e adolescentes capixabas no programa. Por isso, os núcleos implantados estão em constante avaliação para que novos sejam criados nos municípios capixabas.

Em cada núcleo, 200 crianças aprendem as mais diversas modalidades. Dentre elas: vôlei, atletismo, ginástica rítmica, futebol de areia, futsal, futebol de campo, basquete, handebol, judô, bodyboarding, natação, capoeira e xadrez.

Campo Bom de Bola

Ao todo já foram inauguradas, 37 unidades de um total de 80 Campos Bom de Bola. Os municípios já beneficiados são: Iconha, Atílio Vivácqua, Mantenópolis, Marilândia, Pancas, Santa Teresa, Vargem Alta, Ibatiba, Montanha, São Mateus, Ponto Belo, Sooretama, Vila Valério, Águia Branca, Laranja da Terra, Guaçuí, São José do Calçado, Vila Velha, Ibitirama, Itaguaçu, Governador Lindenberg, Mucurici, São Gabriel da Palha, Pinheiros, Jaguaré, Divino São Lourenço, Venda Nova do Imigrante, Colatina, Alto Rio Novo, Irupi, Rio Bananal, Ecoporanga, Conceição do Castelo, Iúna, Anchieta e Marataízes.

(27) 9901-9914 - (27) 3235-7192