17/04/2009 11h45 - Atualizado em 05/05/2016 11h41

‘Campeões de Futuro’: Projeto social da Sesport atenderá 5.400 crianças e adolescentes

O governador Paulo Hartung, o secretário Luciano Rezende e prefeitos de 33 municípios do Estado assinaram, nesta quinta-feira (16), às 16 horas, na sede da Secretaria de Estado de Esportes e Lazer (Sesport), o termo de adesão ao projeto estadual de inclusão social pelo esporte “Campeões de Futuro”. Com isso, o projeto atenderá a 5.400 crianças e adolescentes, oferecendo núcleos de prática esportiva. A meta é, até o fim do ano, beneficiar um total de 13 mil crianças e adolescentes em todos os 78 municípios capixabas.

O evento, realizado na sede da Secretaria de Estado de Esportes e Lazer (Sesport), em Vitória, começou ao som do Hino Nacional e do Espírito Santo, executados pela Banda da Polícia Militar. Em seguida, as alunas do núcleo do “Campeões de Futuro” de Cachoeiro de Itapemirim e de Santa Teresa fizeram apresentações de ginástica rítmica.

Terminadas as apresentações culturais, o secretário Luciano Rezende falou sobre a importância do projeto para o esporte e a sociedade. “O programa é uma idéia fantástica pela simplicidade e profundidade, além de utilizar o esporte como fator de proteção social e formação educacional. Por isso, vamos investir nessa iniciativa para que ela possa crescer e chegar a todos os 78 municípios do Espírito Santo. Com isso, atenderemos até o final do ano 13 mil crianças e adolescentes”, afirmou o secretário.

O prefeito de Vargem Alta, na qualidade de vice-presidente da Associação dos Municípios do Estado do Espírito Santo (Amunes), Eliezer Rabelo, mostrou seu apoio ao “Campeões de Futuro”. “Nós, representantes dos municípios, vemos o projeto com bons olhos, pois é uma forma eficaz de competição contra a violência entre nossos jovens”, enfatizou.

O governador Paulo Hartung afirmou que o Governo do Estado desenvolve as políticas públicas do esporte conectadas com as ações nas áreas de educação e social. Hartung ressaltou que o esporte tem um papel importante na formação dos jovens. “O esporte ensina muito, principalmente os esportes coletivos. Aprendi a montar bons times na prática esportiva. O esporte é convergência e complemento da educação, que começa em casa, no seio familiar”, disse.

Estiveram presentes ao evento o secretário estadual de Educação, Haroldo Rocha e o chefe de gabinete do governador, Valdir Klug; o coronel da Polícia Militar, Élvio Andrade; o presidente da Confederação Brasileira de Judô, professor Paulo Wanderley; vereadores e representantes de federações esportivas do Estado. Quem também prestigiou o evento foi o judoca Tiago Camilo, duas vezes medalhista olímpico e o melhor jogador do mundo de futebol de areia, Buru.
Confira a lista das modalidades disponíveis aos municípios que aderiram ao “Campeões de Futuro”:

Ginástica Rítmica
(100 vagas por município) Itapemirim; São Gabriel da Palha; Mimoso do Sul; São Roque do Canaã; Santa Teresa; Cariacica; Aracruz; Cachoeiro de Itapemirim; São Mateus
Basquete
(200 vagas por município) Muqui; Itarana; Conceição da Barra; Ecoporanga; Cachoeiro de Itapemirim
Atletismo
(200 vagas por município) Venda Nova do Imigrante; Alegre; Santa Maria de Jetibá; Iconha; Afonso Cláudio
Futebol de Areia
(200 vagas por município) Piúma; Montanha; Governador Lindenberg; Guaçui; Marechal Floriano
Vôlei
(200 vagas por município) Mucurici; Marilândia; Apiacá; Itaguaçu; Guarapari
Lutas
(100 vagas por município) Pancas; Linhares; Vargem Alta; Domingos Martins; Serra

Projeto

O projeto “Campeões de Futuro” é desenvolvido pela Secretaria de Esportes e Lazer (Sesport) em parceria com as prefeituras e federações das modalidades envolvidas, promovendo, a partir da prática do esporte e do lazer, a proteção integral de crianças, adolescentes e jovens, a inserção deles na comunidade e a formação de cidadãos conscientes de seus deveres e direitos.

A iniciativa contempla crianças, adolescentes e jovens de 07 a 17 anos com aulas de voleibol, atletismo, ginástica rítmica, futebol de areia, futsal, futebol de campo, basquetebol, handebol e voleibol. Outras modalidades serão acrescentadas ao projeto de acordo com o interesse de cada município.

A Sesport disponibiliza a metodologia, o treinamento, estagiários e o material necessário ao desenvolvimento do projeto. Os municípios participantes devem oferecer um local apropriado para a prática esportiva e um profissional de Educação Física. Após o período de treinamento, a Sesport continua acompanhando as atividades do núcleo.
O objetivo é promover, para crianças e adolescentes de 07 a 17 anos, a prática do esporte e do lazer; garantir saúde, educação e cultura; auxiliar na inserção da comunidade; e formar cidadãos atuantes e conscientes de seus deveres e direitos na sociedade.

As ações do projeto não se resumem apenas às práticas esportivas. Há a verificação da saúde e do desempenho escolar de cada participante. Além disso, os estudantes participam de palestras e passeios culturais.

Informações à imprensa
Assessoria de Comunicação/Sesport