03/10/2009 09h28 - Atualizado em 05/05/2016 11h46

Campeões de Futuro e infraestrutura esportiva ajudam no desenvolvimento do Norte do Estado

O secretário de Estado de Esportes e Lazer, Luciano Rezende, esteve nos municípios de Montanha, Mucurici, Ponto Belo e Pinheiros, na quinta (01) e nesta sexta-feira (02), onde visitou os núcleos do projeto estadual de inclusão social pelo esporte, Campeões de Futuro, e debatau investimentos em infraestrutura.

Segundo ele, o atual desenvolvimento do Norte do Estado o tem surpreendido. “Estive nessa Região há pouco mais de 10 anos e o progresso é visível. Cidades urbanizadas, com preocupações ambientais e com o povo sempre alegre. Fico muito feliz em poder participar deste momento de desenvolvimento”, ressalta.

Colaborando para este crescimento, a Secretaria de Estado de Esportes e Lazer (Sesport) tem investido em construções e reformas de espaços esportivos. “Em Montanha, os projetos já estão protocolados e em andamento. Em Mucurici, recebi do prefeito Atanael Wagmacker um projeto para construção do primeiro estádio municipal. Em Ponto Belo, discutimos a construção de uma arquibancada e, em Pinheiros, a construção de um estádio e a reconstrução do ginásio poliesportivo da cidade”, resume Rezende.

Segundo o prefeito de Mucurici, Rezende é o primeiro secretário da pasta a visitar o município. “A presença do secretário é um motivo de alegria. Aproveitamos a oportunidade para pedirmos melhorias para a nossa comunidade e mostrarmos o que temos feito com o apoio recebido do Governo do Estado”, afirma Atanael Wagmacker.

Campeões de Futuro

O projeto estadual de inclusão social pelo esporte, Campeões de Futuro, é desenvolvido pela Sesport em parceria com as prefeituras capixabas. Em todos os municípios, núcleos de até 200 alunos já foram implantados, atendendo 13.500 crianças e adolescentes de sete a 17 anos. A Sesport fornece todo o material necessário para a prática da modalidade escolhida pela prefeitura e treina os professores indicados. Além disso, a Secretaria contrata dois monitores por núcleo e acompanha o desenvolvimento dos núcleos.

Em Montanha, a modalidade de futebol de areia vem sendo desenvolvida desde junho. “Muitos desses meninos ficavam na rua após as aulas, dava até pena. Agora, eles têm uma atividade que os interessa, uma atividade saudável e segura. Inclusive os amigos deles que não participam dos treinamentos vêm até aqui para assistir”, descreve Jaqueline Favarato, professora responsável pelo núcleo.

No município de Mucurici, é desenvolvido o voleibol. A alegria das crianças chamou a atenção da coordenadora estadual do projeto, Alessandra Pontes. “É muito bom participar de um projeto que cuida com tanto carinho dessas crianças. Vê-las sorrindo e se divertindo nos enche de satisfação. Nossa principal preocupação é oportunizar a estes jovens uma vida digna”, ressalta.

Recém-conveniados, as cidades de Pinheiros e Ponto Belo, nos próximos dias, receberão os uniformes e o material para o desenvolvimento do Campeões de Futuro nas modalidades de ginástica rítmica e futebol de campo, respectivamente.

Filipe Calmon
(27) 3314.3526/ 9901.9914