11/02/2011 10h54 - Atualizado em 05/05/2016 12h09

Campeões de Futuro e Campo Bom de Bola levam benefícios para moradores de Iúna e Ibatiba

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Esportes e Lazer (Sesport), ampliou no início da tarde deste sábado (12) o número de crianças atendidas pelo programa de inclusão social Campeões de Futuro, que nos municípios de Iúna e Ibatiba atende 500 crianças e adolescentes, com idade entre 7 e 17 anos. Foram feitas entregas de materiais e uniformes novos aos núcleos já existentes e ampliando as atividades. Com isso, Ibatiba recebe um novo núcleo, dessa vez na modalidade de futebol de areia.

Ao lado do governador, Renato Casagrande, do vice-governador, Givaldo Vieira e o do secretário de Estado de Esportes e Lazer, Vandinho Leite, acompanharam a solenidade prefeitos, deputados estaduais e lideranças municipais.

Clique aqui para ampliar!

Além do Campeões de Futuro, ambos municípios estão sendo beneficiados com as obras do programa Campo Bom de Bola. O projeto que está construindo campos de grama sintética, alambrado e iluminação recebeu sinal verde do Governo do Estado para ser construído em Iúna.

As unidades do Campo Bom de Bola beneficiarão as comunidades, já que podem funcionar 24 horas por dia, sete dias por semana, recebendo atividades de projetos de inclusão social, como o Campeões de Futuro.

Clique aqui para ampliar!

O secretário de Estado de Esportes e Lazer, Vandinho Leite, destacou a importância de investimentos em programas que oferecem inclusão social para crianças e adolescentes de todos os municípios do Estado, na chamda por ele de “descentralização de oportunidades”.

Ele destacou ainda a importância de atletas de alto rendimento acompanharem as solenidades do Governo do Estado. “Muitos que estão participando do Campeões de Futuro não vão se tornar atletas de alto rendimento, mas vão levar para o resto da vida os valores que o esporte ensina. E sempre que temos uma solendidade da Sesport levamos atletas de alto rendimento para mostrar que temos importantes valores no esporte capixaba. Temos atletas que são referência aos nossos alunos. E o exemplo maior de que esses projetos valem a pena são essas criancas que estão aqui nessa tarde”, destacou.

Clique aqui para ampliar!

Bicampeã brasileira, campeã sul-americana, campeã das Olimpíadas Escolares, na etapa nacional infantil, em Fortaleza (CE), eleita a melhor atleta de alto rendimento do Espírito Santo em 2010 e bolsista do programa de incentivo a atletas de alto rendimento do Estado, o Bolsa Atleta Capixaba, a ginasta Emanuelle Lima, entregou um kit atleta simbólico ao aluno Lucas Porto e disse o quanto é importante o esporte em sua vida. “A partir do momento que entrei no esporte, minha vida mudou completamente. O esporte me ensinou ter disciplina, dedicação e muita vontade de realizar meu sonhos”, revelou.

"Esporte é disciplina e gera oportunidades e, por isso, estamos dotando as comunidades de infraestrutura para a prática de esportes. Já são seis campos Bom de Bolas no Estado e estamos aqui em Iúna para dar ordem de serviço a mais uma unidade”, comentou o governador.

O vice-governador Givaldo Vieira destacou a participação ativa do Governo, que se mostra presente em atividades que promovem a inclusão social pelo interior do Estado. “Nos primeiros dias o Governo já tem trabalhado bastante para fortalecer o esporte, que representa mais que entretenimento, é uma política pública necessária para o exercício da cidadania e de princípios, como a valorização da família”, afirmou Givaldo Vieira.

Clique aqui para ampliar!

Em Ibatiba, o governador e o secretário deram o pontapé inicial na nova unidade do Campo Bom de Bola. A unidade, inclusive, já foi inaugurada para a comunidade com o amistoso entre o time do Ítalo Brasileiro contra a seleçao de Ibatiba. Antes, as meninas da ginástica rítmica fizeram uma apresentação para o governador e as demais autoridades presentes na solenidade.

Os alunos dos núcleos de ginástica rítmica, voleibol e futebol de areia receberam materiais esportivos e uniformes para continuar desenvolvendo suas atividades, nos bairros e distritos com maior vulnerabilidade social.

Ao todo, são 400 crianças e adolescentes com idade entre 7 e 17 anos, beneficiadas pelo programa de inclusão social pelo esporte.

Clique aqui para ampliar!

Apoiador da ideia, o multicampeão de futebol de areia, capixaba e padrinho do projeto de inclusão Duda GSA, o jogador Duda entregou um kit simbólico ao aluno Maycon dos Santos, que representa todos os alunos do programa no município.

"Nada projeta mais o Estado que o esporte e a cultura. O atleta Duda é um exemplo de vitórias que o esporte pode fazer surgir na nossa sociedade. Aqui no bairro Lacerda, em Ibatiba, que está numa região de vulnerabilidade, vamos transformar as vidas dos nossos jovens, com este novo campo Bom de Bola e com materiais esportivos para a prática desportiva, focada na inclusão social e na geração de oportunidades", destacou o governador Renato Casagrande.

Clique aqui para ampliar!

O governador lembrou que a administração está presente também no município por meio dos recursos obtidos junto ao Governo Federal para a recuperação dos estragos causados pelas chuvas. "Fomos ao Ministério da Integração e conseguimos os recursos que Ibatiba precisava para recuperar as pontes danificadas pela chuva. Além disso, disponibilizamos ao município a patrulha mecanizada, com pá mecânica e dois caminhões para desobstrução das estradas vicinais. Na próxima semana, uma escavadeira hidráulica vai ajudar a limpar o rio. E vamos avançar com os incentivos aos agricultores e ao desenvolvimento regional, uma das metas dessa gestão", explicou.

Assessoria de Comunicação Seag
Karyna Amorim