30/06/2011 20h50 - Atualizado em 05/05/2016 12h11

Campeões de Futuro é ampliado em Muqui

A criançada do município de Muqui teve uma grata conquista na manhã desta quinta-feira (30). Depois da aula eles foram correndo para o ginásio de esportes Américo Maia, no bairro Boa Esperança, onde acompanharam de perto a entrega de novos materiais esportivos e uniformes para a continuação e ampliação do projeto social Campeões de Futuro.

O secretário de Estado de Esportes e Lazer, Vandinho Leite foi recebido com festa pelos alunos, que receberam em troca a autorização para ampliação do programa que já atende a 200 crianças e adolescentes, entre meninos e meninas.

Com a implantação dos dois novos núcleos, de ginástica rítmica e de capoeira, o projeto passará a atender mais 200 crianças e adolescentes.

Enquanto as meninas celebraram os novos uniformes e equipamentos esportivos, como sapatilhas, cordas, arcos, fitas, bolas, massas e estiletes, os meninos se divertiram com a entrega de berimbaus, atabaques, pandeiros e uniformes, para capoeira.

Clique aqui para ampliar!

Além deles, os alunos que já praticavam a modalidade de basquete receberam da Sesport novos materiais esportivos como bolas, apitos, bombas e arcos.

O secretário Vandinho Leite destacou a importância do projeto e parabenizou a prefeitura por acreditar no esporte como forma de inclusão social. Além disso, o secretário ainda pediu dedicação aos professores que serão os responsáveis por ensinar as modalidades esportivas aos pequenos muquienses.

“Nosso objetivo maior não é formar novos talentos para o esporte e sim, formar novos cidadãos com valores éticos que serão levados com cada um deles para o resto da vida. E vocês professores de educação física possuem um papel fundamental na formação desse cidadão. Se tem alguém que pode e deve contribuir para essa formação, são vocês”, disse.

A professora de capoeira, Ana Paula Rosa disse que a iniciativa será fundamental para esse trabalho de formação. “Já estamos com 50 crianças interessadas e previamente inscritas. Porém, vamos estender essa inscrição para todos os alunos, entre 7 e 17 anos, do ensino público e privado”, concluiu.

Clique aqui para ampliar!

Conheça o projeto

O Projeto Campeões de Futuro oferece esporte gratuito para crianças e adolescentes capixabas, com idade entre 7 e 17 anos em todos os 78 municípios do Estado. O objetivo é oportunizar aos alunos a prática esportiva aliada à educação e afastá-las do risco social e o envolvimento com a criminalidade.

O Campeões de Futuro não visa formar talentos esportivos de alto rendimento para o futuro, mas não nega que, em alguns núcleos do Estado, eles aparecem e se destacam em competições estudantis.

O trabalho desenvolvido, em parceria com as Prefeituras municipais, oferece todas as condições para a execução das atividades. Enquanto a Prefeitura oferece o espaço e o profissional (formado em Educação Física), a Secretaria de Estado de Esportes e Lazer (Sesport) oferece material, estagiários e qualificação profissional, para que essas pessoas envolvidas no projeto social tenham conhecimento específico da importância do trabalho e para saber como executá-lo.

O projeto foi criado em 2008 e segue em fase de multiplicação. Em um projeto a médio e longo prazo, a meta do Governo do Estado é inserir 100% das crianças e adolescentes capixabas no programa. Por isso, os núcleos implantados estão em constante avaliação para que novos núcleos sejam cedidos e desenvolvidos pelos municípios capixabas.

Em cada núcleo, 200 crianças aprendem as mais diversas modalidades. Dentre elas: vôlei, atletismo, ginástica rítmica, futebol de areia, futsal, futebol de campo, basquete, handebol, judô, bodyboarding, natação, capoeira e xadrez.

Facebook: Asscom Sesport