06/05/2011 07h46 - Atualizado em 05/05/2016 12h10

Campeões de Futuro beneficia 150 crianças e adolescentes em novos núcleos na Ufes

Um grupo de 150 crianças e adolescentes será beneficiado pelo programa de inclusão social Campeões de Futuro, a partir de uma parceria entre o Governo do Estado – por meio da Secretaria de Estado de Esportes e Lazer (Sesport) – e a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).

O programa, que antes era desenvolvido exclusivamente junto às prefeituras, passa a levar aulas gratuitas de modalidades esportivas para o campus universitário de Goiabeiras, em Vitória. A ação foi oficializada na noite desta quinta-feira (05), em evento que contou com a presença do vice-governador Givaldo Vieira, do secretário de Estado de Esportes e Lazer, Vandinho Leite, e do reitor em exercício da Ufes, Reinaldo Centoducatti.

A parceria abre precedentes para que novos convênios entre o Estado e a União, assim como com a iniciativa privada, sejam executados, com o objetivo de que o programa continue levando esporte e lazer, aliado a educação, para mais crianças e adolescentes.

O vice-governador frisou a importância da criação dos núcleos, que vão beneficiar jovens, em Vitória. “A Universidade Federal é a instituição mais importante do Estado, por ser formuladora de políticas públicas e formadora de profissionais. A aproximação entre Governo e universidade é valiosa. A intenção do Estado é investir no esporte como uma política pública. Queremos estimular a formação de atletas e, mais do que isso, campeões de futuro, ou melhor, cidadãos. Aprendendo valores como ética, respeito, dedicação, certamente jovens se tornarão adultos responsáveis e distantes do mundo das drogas”.

Modalidades

Os dois núcleos implantados na Ufes vão oferecer aulas gratuitas nas modalidades de lutas e capoeira. Os professores são do corpo docente da instituição e os estagiários, alunos do curso de educação física da Universidade Federal do Estado.

Clique aqui para ampliar!

Serão 100 alunos no núcleo de lutas e mais 50 no de capoeira. Esses alunos receberam novos materiais esportivos – como atabaques, pandeiros, cabaças e berimbaus – além de uniformes e quimonos.

“O simbolismo dessa solenidade é muito grande, porque o Governo do Estado e a Ufes estão desenvolvendo um projeto social em conjunto. Estamos começando, mas vamos ampliar esse programa para que essas atividades continuem levando oportunidades para moradores do entorno da universidade, assim como já estamos fazendo por todo o Estado, em parceria com as prefeituras”, afirmou Vandinho Leite.

A entrega do kit simbólico dos novos uniformes e materiais esportivos foi feito pela carateca capixaba Mariana Machado. Com um vasto currículo de conquistas, entre títulos nacionais e internacionais, prestigiou a solenidade e entregou o kit nas mãos da aluna Karoline Ramon Felix.

Clique aqui para ampliar!

Inclusão

Leite ressaltou ainda que “não é possível ter alto rendimento se não tivermos inclusão social” e destacou o papel do professor de Educação física no desenvolvimento do programa Campeões de Futuro.

“Estamos focando nesses novos profissionais que estão se formando no Estado. E esses profissionais são fundamentais para o desenvolvimento das atividades, pois são pessoas que ajudam os jovens na integração social, já que eles possuem necessidade de interagir entre eles”, frisou o secretário.

Assessoria.sesport@gmail.com
Twitter: @Sesport