15/08/2009 11h33 - Atualizado em 05/05/2016 11h44

Campeões de Futuro atende 200 crianças em Montanha

O município de Montanha, da Região Norte do Estado, abriu de forma oficial os trabalhos do núcleo de futebol de areia do projeto estadual de inclusão pelo esporte Campeões de Futuro. A cerimônia, realizada na noite desta quinta-feira (13), contou com a presença do secretário estadual de Esportes e Lazer, Luciano Rezende, da prefeita da cidade, Iracy Baltar, a secretária municipal de Educação Cultura e Desporto Maria Luiza Rigoni, vereadores e lideranças locais, além dos 200 alunos do projeto e seus familiares e amigos.

“Meu desejo para essas crianças é que elas tenham uma alternativa saudável de vida. Que se socializem, aprendam a conviver em grupo, a terem disciplina e respeito às regras. O esporte tem o poder de atrair o jovem e nesta prática, orientados pelos professores, com certeza serão jovens de futuro. Jovens que encherão de orgulho Montanha, a igreja, a família e o Espírito Santo”, declarou Luciano Rezende.

Pela prefeita municipal, o secretário foi apresentado às crianças como o padrinho deles, por ter levado ao município o núcleo do projeto. “Esse apoio que nós estamos recebendo da Secretaria de Esportes é primordial para que a gente mude para melhor o caminho e o destino que essas crianças poderiam ter. E essa é uma mudança real. As crianças presentes aqui hoje, com pouco mais de um mês de aula, já mudaram a postura, o comportamento, passaram a acreditar nelas mesmas. Elas têm uma esperança e acreditam que terão um bom futuro na vida”, depôs Iracy Baltar.

Meninos e meninas de 08 a 17 anos praticam futebol de areia no núcleo do projeto Campeões de Futuro de Montanha

Segundo a secretária de Educação do município, educar é um processo multidisciplinar e vai além das salas de aula. “Nós, de Montanha, nos preocupamos com a formação integral dos nossos alunos. Buscamos que os alunos se formem na sua totalidade. Não só assimilando conteúdos sistematizados na formação regular, mas preparando-os para o futuro. E o projeto Campeões de Futuro tem sido o mais importante da cidade, e o mais procurado também”, disse.

“As aulas são ministradas de segunda a sexta-feira para meninos e meninas com idade entre 08 e 17 anos. Elas jogam na terça e na quinta-feira, nos outros dias, jogam os meninos. As aulas são durante todo o dia e são separadas por turma de acordo com a faixa etária”, explica a professora de Educação Física Jaqueline Favarato. Outros dois monitores se revezam na orientação dos exercícios: Nayara Silva e Tiago Igor.

O projeto

O projeto “Campeões de Futuro” é desenvolvido pela Secretaria de Esportes e Lazer (Sesport) em parceria com as prefeituras e federações das modalidades envolvidas, promovendo, a partir da prática do esporte e do lazer, a proteção integral de crianças, adolescentes e jovens, a inserção deles na comunidade e a formação de cidadãos conscientes de seus deveres e direitos.

A iniciativa contempla crianças, adolescentes e jovens de 07 a 17 anos, com aulas de voleibol, atletismo, ginástica rítmica, futebol de areia, futsal, futebol de campo, basquetebol, handebol e voleibol. Outras modalidades serão acrescentadas ao projeto de acordo com o interesse de cada município.

A Sesport disponibiliza a metodologia, o treinamento, estagiários e o material necessário ao desenvolvimento do projeto. Os municípios participantes devem oferecer um local apropriado para a prática esportiva e um profissional de Educação Física. Após o período de treinamento, a Sesport continua acompanhando as atividades do núcleo.
As ações do projeto não se resumem apenas às práticas esportivas. Há a verificação da saúde e do desempenho escolar de cada participante. Além disso, os estudantes participam de palestras e passeios culturais.

Filipe Calmon
(27) 3314.3526/ 9901.9914