18/11/2013 09h20 - Atualizado em 05/05/2016 13h34

Boxe capixaba tem ano vitorioso e chega a 4ª colocação no ranking brasileiro

O Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria de Estado de Esportes e Lazer (Sesport), continua promovendo o desenvolvimento do esporte olímpico. Com o incentivo de programas como Compete ES e Bolsa Atleta, os esportistas capixabas do boxe conseguiram grandes resultados durante o ano de 2013. O Estado já faturou, neste ano, 11 medalhas (uma de ouro, quatro de prata e seis de bronze) nos Campeonatos Brasileiros da modalidade, em diversas categorias. Com os resultados obtidos, o Espírito Santo saltou no ranking brasileiro da 20ª para a 4ª colocação.

“No momento que as competições esportivas mais importantes do mundo se aproximam, ficamos orgulhosos e entusiasmados em ver que os nossos atletas estão cada dia mais preparados. Estamos evoluindo e nos tornando referência. Isso é reflexo, além da dedicação dos atletas, do trabalho que o Governo vem realizando na área esportiva. Estamos fazendo o maior investimento da história do Espírito Santo no esporte capixaba”, garante o secretário de Estado de Esportes e Lazer, Vandinho Leite.

Um dos destaques do ano foi o boxeador Carlos André dos Santos Rocha, que já conquistou vários títulos nos seus três anos de disputa na modalidade. Além das medalhas de ouro, o atleta foi por dois anos consecutivos vice-campeão brasileiro na Categoria Elite e com esses resultados alcançou a covocação para a seleção brasileira. Carlos segue para São Paulo no mês de janeiro para apresentação. “Estou muito feliz e animado. O boxe está crescendo muito no Estado e vamos continuar lutando para que venham mais resultados e a gente chegue a 1ª colocação”.

Outra promessa do boxe capixaba é Julio Cezar Cardoso, 18, que foi medalha de prata no Campeonato Brasileiro Juvenil, categoria 69 kg, disputado em Campo Grande (MS) neste ano. O atleta fala dos programas de incentivo que o ajudaram a trazer medalhas para o Estado. “O Bolsa Atleta é um dos programas importantes de grande apoio. Por meio dele consigo comprar equipamentos específicos, suplementos alimentares e outros materiais que garantem a evolução dos meus treinos. Por isso, tenho tido resultados e este é o terceiro ano consecutivo que sou contemplado pelo programa”.

O atleta também conta dos preparativos para o próximo ano. “Já treino no Centro Olímpico há nove meses e a estrutura é ótima. Lá estou me preparando para participar do Campeonato Brasileiro Adulto no ano que vem e lutar para chegar aos Jogos Olímpicos de 2016 no Rio de Janeiro”.

O presidente da Federação Capixaba de Boxe, Geraldo Ferraz, agradece o apoio que o Estado proporciona ao desenvolvimento do esporte de alto rendimento. “A Federação Capixaba de Boxe agradece o apoio do Governo, pelo ritmo que imprimiu ao esporte olímpico capixaba através de tantos programas de incentivo. Com isso os resultados se tornaram evidentes em 2013”, disse.

Compete ES

O programa, da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Sesport), está em sua quarta edição e, este ano, recebeu um maior investimento na compra de passagens aéreas para que esportistas de alto rendimento possam representar o Estado em competições nacionais e internacionais. Neste ano, o investimento no programa será de R$ 1,5 milhão e irá beneficiar aproximadamente 1.500 atletas.

Bolsa Atleta

Desde a primeira edição o programa cresce em bom ritmo. Em 2010, foram oferecidas 55 bolsas (05 estudantis, 40 nacionais e 10 internacionais). Na segunda edição, o número praticamente dobrou e 100 atletas passaram a ser atendidos (30 bolsas estudantis, 60 nacionais e 10 internacionais). Já em 2012 o quantitativo não mudou, mas a Sesport ampliou o incentivo para os atletas e para-atletas olímpicos com cinco bolsas. E em 2013, o programa chega a sua 4ª edição com um aumento de 22 bolsas, o que possibilitará beneficiar 127 atletas com um investimento de mais de R$ 2 milhões.

Kárita Iana
Facebook: Asscom Sesport