09/09/2009 14h13 - Atualizado em 05/05/2016 11h44

Basquete - Saldanha presenteia Vitória com equipe renovada

Renovações e novas contratações feitas pelo Saldanha da Gama deram o tom do aniversário de 458 anos de Vitória. A equipe foi apresentada na manhã desta terça-feira (08 de setembro) em um dos pontos turísticos que é símbolo da capital do Estado: o Parque Moscoso.

Apesar de conhecerem por apenas passar por perto, os alas/pivôs Lucas Costa e Amiel e o ala/armador Daniel Kaçamba nunca tinham entrado nas dependências do parque e ficaram encantados com a sua beleza. “Fiquei impressionado. Como é bonito”, elogiou o cubano Amiel. “Já tinha passado várias vezes por aqui, mas nunca tinha entrado. É bem bonito o parque”, concordou Daniel Kaçamba.

O clube que participará pela quinta vez de uma competição nacional apresentou sua equipe para a temporada 2009/2010. Os jogadores Amiel e Lucas Costa disputaram a primeira edição do Novo Basquete Brasil (NBB) vestindo a camisa do Cetaf, de Vila Velha. “Quero nesta temporada melhorar a colocação do Saldanha, que já foi oitavo e sétimo colocado do Campeonato Nacional. Podemos perfeitamente traçar um objetivo de ficar bem na competição”, destacou Lucas Costa.

Já Daniel Kaçamba, jogou o Campeonato Paulista pela Ulbra/Rio Claro e com o fim da equipe, o contrato do atleta foi rescindido. Mas já havia passado mais da metade do NBB e ele preferiu viajar para uma temporada de reciclagem no berço do basquete mundial. Ele foi para os Estados Unidos e treinou durante um mês com Marc Brown, técnico de umauniversidade em Nova Jersey. “Voltei para o Brasil, para o Saldanha e para uma antiga posição. A de escolta. Sempre atuei como ala/armador e depois fiquei apenas na posição de armador da equipe. Mas agora espero ajudar a equipe capixaba a galgar boas colocações na competição nacional”, frisou o atleta.

O Saldanha renovou ainda os contratos dos alas/pivôs Casé e Roberto, do armador Rafinha, do pivô De Jesus, dos alas/armadores Matheus e João Gabriel, do ala Lucas Santos, além de contar com atletas que saíram das categorias de base como o pivô Rodrigão, do armador Diego e do ala/armador Sanlley.

A intenção do clube é que a participação nesta temporada seja de uma equipe de amigos. “É sempre bom estar ao lado das pessoas que gostamos. As coisas fluem com maior intensidade. E quando pensamos na formação, pensamos em uma equipe de amigos”, disse o diretor de basquete do Saldanha, Alarico Duarte. “Faz toda diferença jogar ao lado de quem a gente conhece. O entrosamento é o que conta nessa hora”, destacou Kaçamba.

De acordo com os organizadores, pelo novo regulamento, apenas os quatro primeiros colocados têm vaga garantida nas quartas-de-final. A partir de 8 de abril, as equipes classificadas da quinta à 12ª colocações disputarão uma fase classificatória para definir as quatro vagas remanescentes, com os seguintes cruzamentos: 5º x 12º, 6º x 11º, 7º x 10º e 8º x 9º.

Após a reclassificação dos times, será definido o cruzamento das quartas-de-final. O pior colocado na fase de classificação que vencer nesse playoff enfrentará o primeiro colocado (da fase classificatória). Todos os playoffs serão definidos em melhor-de-cinco jogos. As quartas-de-final começam dia 21 de abril. As semifinais têm início em 4 de maio e a final, no dia 17 do mesmo mês.


LISTA DOS JOGADORES

Daniel Campos Machado da Silva
Apelido: Daniel Kaçamba
Posição: Ala/Armador
Idade: 30
Altura: 1,92
Peso: 96

Amiel Vega Morejon
Apelido: Amiel
Posição: Ala/Pivô
Idade: 33
Altura: 2,03
Peso: 102

Wanderson de Jesus Jovino
Apelido: De Jesus
Posição: Pivô
Idade: 26
Altura: 2,03
Peso: 115

Roberto Dias Ferreira
Apelido: Roberto
Posição: Ala/Pivô
Idade: 30
Altura: 1,95
Peso: 90

Rafael Diogo da Silva
Apelido: Rafinha
Posição: Armador
Idade: 21
Altura: 1,83
Peso: 88

João Gabriel Abreu Fidelis
Apelido: João Gabriel
Posição: Ala/Armador
Idade: 22
Altura: 1,88
Peso: 78

Lucas Santos Ferreira de Paulo
Apelido: Lucas
Posição: Ala
Idade: 22
Altura: 1,98
Peso: 96

Lucas Moura Costa
Apelido: Costa
Posição: Ala/Pivô
Idade: 24
Altura: 2,03
Peso: 103

Alessandro Magno Rocha dos Santos
Apelido: Casé
Posição: Ala/Pivô
Idade: 32
Altura: 2,03
Peso: 95

Matheus Marin de Freitas
Apelido: Matheus
Posição: Ala/Armador
Idade: 19
Altura: 1,95
Peso: 75

Rodrigo Vidal da Rocha
Apelido: Rodrigão
Posição: Pivô
Idade: 20
Altura: 2,05
Peso: 105

Diego dos Santos Bôa
Apelido: Diego
Posição: Armador
Idade: 21
Altura: 1,80
Peso: 76

Sanlley de Freitas
Apelido: Sanlley
Posição: Ala/Armador
Idade: 18
Altura: 1,90
Peso: 83

Informações à Imprensa:
Mais Informações
Mônica Santos – Assessoria de Imprensa do Basquete do Saldanha
(27) 99391459 / 81383504
monicasantos15@hotmail.com
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard