24/11/2009 14h03 - Atualizado em 05/05/2016 11h48

Basquete - Papo sério entre defesas no Novo Basquete Brasil

Armar uma defesa forte para encarar Franca na sexta-feira (27), às 20 horas, é a determinação do técnico do Saldanha, Aldo Machado Júnior. A equipe capixaba embarca na quinta-feira (26), rumo ao estado de São Paulo, para encarar no Pedrocão, a equipe francana no primeiro jogo da excursão e Palmeiras, no domingo, às 11 horas, no ginásio Gigantão.

A determinação do treinador é não vacilar na defesa, já que por ser considerada a capital brasileira do basquete, Franca contará com um jogador a mais: a torcida, que costuma encher o ginásio da cidade para empurrar o time. “Temos que tentar valorizar a posse de bola. Isso é difícil, já que a característica de nossos jogadores é partir para o ataque. Mas é necessário disciplinar essa questão. Temos que defender muito também”, destacou o treinador.

Quem está acostumado com os jogos entre as equipes paulistas é o gigante André, de 2m07. Segundo ele, a equipe capixaba não pode ser “engolida” por Franca. “Lá em São Paulo, eles têm um ritmo de competição bem forte. É um segundo brasileiro que eles disputam. Franca é uma equipe tipicamente paulista. Joga com uma defesa muito forte e atua fortemente nos contra-ataques. Devemos priorizar a nossa defesa para termos qualidade no ataque”, assinalou o jogador.

André espera que sua atuação seja ainda melhor debaixo do garrafão de Franca. “Apesar de não termos jogado tão bem, acredito que deixei minha parcela de contribuição nessa vitória conquistada no domingo”, disse o jogador.

E ele ainda acrescentou: “Um outro fator favorável à equipe deles é que a torcida joga junto. Eles costumam levar cerca de oito mil pessoas ao ginásio. Esse é um fator importante em favor deles”.

O técnico Aldo Júnior terá o treino desta terça-feira (24) e os treinos de quarta-feira para conseguir acertar os detalhes antes da viagem. De acordo com o regulamento do Novo Basquete Brasil, apenas os quatro primeiros colocados têm vaga garantida nas quartas-de-final. A partir de 8 de abril, as equipes classificadas da quinta à 12ª colocações disputarão uma fase classificatória para definir as quatro vagas remanescentes, com os seguintes cruzamentos: 5º x 12º, 6º x 11º, 7º x 10º e 8º x 9º.

Após a reclassificação dos times, será definido o cruzamento das quartas-de-final. O pior colocado na fase de classificação que vencer nesse playoff enfrentará o primeiro colocado (da fase classificatória). Todos os playoffs serão definidos em melhor-de-cinco jogos. As quartas-de-final começam dia 21 de abril. As semifinais têm início em 4 de maio e a final, no dia 17 do mesmo mês.

São parceiros da equipe o Guaraná Antarctica, Governo do Estado do Espírito Santo, Prefeitura Municipal de Vitória e Centro Capixaba de Referência ao Esporte Alarico Duarte Lima (Cecre).

PRÓXIMOS JOGOS
Sexta-feira (27) – Ginásio Pedrocão – 20 horas
Franca x Saldanha

Domingo (29) – Ginásio Gigantão – 11 horas
Palmeiras x Saldanha

Domingo (06) – Ginásio Jones dos Santos Neves (DED) – 11 horas
Saldanha x Bauru

Informações à Imprensa:
Mônica Santos – Assessoria de Imprensa de Guaraná Antarctica/Vitória/Saldanha
(27) 99391459 / 81383504
monicasantos15@hotmail.com
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard