09/09/2014 08h22 - Atualizado em 05/05/2016 13h52

Atletismo capixaba é ouro nos Jogos Escolares da Juventude

O Espírito Santo conquistou a sua primeira medalha de ouro dos Jogos Escolares da Juventude, etapa 12 a 14 anos, pelas mãos do atleta Guilherme Scalfoni, de 14 anos. O esportista de atletismo subiu ao lugar mais alto do pódio nos 80 metros com barreiras.

Guilherme, que no ano passado precisou desistir da participação no evento por motivos familiares há três dias antes do início, se diz feliz em estrear nos Jogos com o ouro. "Esperava conquistar uma medalha, pois treinei muito para isso. Só não imaginava que fosse o ouro. No início estava nervoso, mas contei com o apoio dos meus colegas e consegui. A partir desta medalha estou mais confiante em focar em outras competições mais fortes, como o Sul-americano", destacou Guilherme.

Incentivado pela avó, o atleta treina há três anos e foi o técnico Felipe Carvalho que o indicou para focar nesta prova. "Ao longo do trabalho verificamos que o Guilherme tinha aptidão para a prova, já que tem boa coordenação motora. Indicamos e ele encarou o desafio. Hoje podemos ver o resultado", explicou o técnico.

Aluno da Escola Municipal de Ensino Fundamental Aureníria Corrêa Pimentel, da Serra, Guilherme conta também com o apoio da mãe e do padrasto para seguir no esporte. "Minha família me apoia bastante e hoje sei o que quero fazer. Meu sonho é seguir no atletismo e conquistar uma medalha olímpica", vislumbra o jovem.

Amizade na vida e concorrência no esporte

Guilherme treina ao lado do também medalhista de ouro dos Jogos Escolares da Juventude Paulo Henrique de Santana, que levou o título no hexatlo em 2013. Atualmente, os dois disputam algumas provas juntos, o que é motivo de incentivo, não de inimizade. “Somos amigos e treinamos juntos. A medalha que o Paulo conquistou no ano passado e no sul-americano me serviu de inspiração para continuar acreditando. Somos adversários em algumas provas, mas isso não abala nossa amizade”, conta Guilherme.

Chances de mais medalhas no segundo dia de competições

Na tarde deste sábado (6), há mais chances de medalhas pelos atletas capixabas. A nadadora Fernanda Andrade disputa às 16h a final dos 100 metros livre e Ranielly Almeida disputa a final dos 400 metros livre. Há também o revezamento 4x50 metros misto medley.

As ginastas Geovanna Santos, Karolayne Guimaraes e Victoria Kelbert também iniciam suas participações às 16h30min, com possibilidades de boas classificações para a final. No judô, Christopher Moreira e Bruna Covre são algumas das promessas.

Mariana Bolsoni
Facebook: AsscomSesport